Inteligência é um termo escorregadio. Não é universal nem singular, embora existam testes de QI. Essas medições consideram apenas certos aspectos da inteligência, como raciocínio lógico ou memória, mas deixam de fora qualidades como empatia, uma característica relacionada à inteligência emocional, curiosidade ou adaptabilidade.
No entanto, de acordo com a Psicologia, todas essas habilidades influenciam a inteligência e são perceptíveis, por exemplo, na maneira como falamos. Se você usa essas frases com frequência, parabéns! Você é mais inteligente do que pensava.
'VAMOS ANALISAR ISSO'
Em inglês, existe uma expressão idiomática usada como um convite para aprofundar um tópico e examiná-lo mais detalhadamente: "Let's unpack that" (Vamos analisar isso). Uma pessoa inteligente utiliza o pensamento analítico, que envolve raciocínio e reflexão sobre um determinado problema, seja ele uma situação de trabalho ou um conflito.
De acordo com um estudo publicado no Journal of Intelligence, ter um QI elevado não é um pré-requisito para resolver problemas do dia a dia, mas a curiosidade inata de uma pessoa inteligente a torna mais predisposta a analisar e tentar compreender não apenas os problemas que surgem, mas também as diferentes perspectivas existentes.
'NÃO SEI'
A Harvard Business School chegou a uma conclusão surpreendente sobre a percepção da inteligência: se você quer parecer mais inteligente, peça conselhos. Tendemos a pensar que pedir conselhos não nos faz parecer tolos, mas o oposto é...
Matérias relacionadas