Crimes pesados! Ex-príncipe Andrew é preso por revelações do caso Epstein, diz BBC

O escândalo envolvendo os arquivos Epstein fez o ex-príncipe da Inglaterra Andrew ser preso nesta quinta-feira (19), segundo a BBC

19 fev 2026 - 09h02

O ex-integrante da família real britânica Andrew Mountbatten-Windsor foi detido nesta quinta-feira (19) em sua residência no Reino Unido, conforme informou a BBC. A ação ocorre em meio a apurações sobre supostas conexões com o financista Jeffrey Epstein, condenado por crimes sexuais nos Estados Unidos. Embora as autoridades não tenham divulgado oficialmente o nome do preso, veículos britânicos apontam que se trata do ex-príncipe, que completou 66 anos na mesma data.

A Polícia do Vale do Tâmisa comunicou que prendeu um homem na faixa dos 60 anos sob suspeita de má conduta no exercício de cargo público, mantendo-o sob custódia. Também foram realizadas buscas em dois endereços associados ao investigado, localizados em Berkshire e Norfolk. Em nota, o subchefe Oliver Wright declarou: "Após uma avaliação minuciosa, agora abrimos uma investigação sobre esta alegação de má conduta no exercício de cargo público. É importante que protejamos a integridade e a objetividade da nossa investigação enquanto trabalhamos com nossos parceiros para apurar esta suposta infração".

Publicidade

Investigação envolve relação com Jeffrey Epstein

Segundo a BBC, a apuração foi intensificada após suspeitas de que Andrew Mountbatten-Windsor teria enviado relatórios confidenciais a Jeffrey Epstein quando atuava como representante especial para o Comércio Internacional. Caso seja considerado culpado, ele pode enfrentar pena de prisão perpétua. Um especialista ouvido pela emissora afirmou que o ex-príncipe ficará "em uma cela em uma ala de custódia", sem privilégios, podendo permanecer detido por até 96 horas para interrogatório.

O caso reacende controvérsias antigas. Em outubro, Andrew Mountbatten-Windsor perdeu seus títulos reais por decisão de Charles III, após novas revelações sobre sua amizade com Epstein. Documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA mencionam o ex-príncipe em registros do caso. Ele também foi acusado de agressão sexual por Virginia Giuffre, que morreu na Austrália em 25 de abril de 2025, aos 41 anos. Andrew sempre negou irregularidades, e a família real não comentou a prisão até o momento.

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se