A influenciadora Maíra Cardi falou, nesta segunda-feira (22), sobre a experiência de retomar a vida sexual depois do período de resguardo, fase pós-parto em que o corpo da mulher se recupera das mudanças da gestação. Ela, esposa do empresário Thiago Nigro, explicou que a volta à intimidade com o marido trouxe sensações inesperadas. A filha do casal, Eloah, nasceu em 26 de outubro.
Maíra começou seu relato compartilhado em suas redes sociais afirmando que acreditava que os avisos sobre o tema eram exagerados, mas logo percebeu que a realidade era diferente: "Perguntei ao meu médico e ele falou: 'É sério mesmo. Você resguarda, não brinca'. Depois do parto, tanto normal quanto cesárea, o útero fica aberto, fica ferido, é uma ferida aberta ali, então precisa do resguardo de 40 dias", explicou.
Ela detalhou que, mesmo após esse período, o retorno à intimidade não é simples. "Passando os 40 dias, no meu caso foram 42, você pode voltar [a se relacionar sexualmente], mas não é como antes. Parece que está tudo fechado de novo, dá um incômodo. É estranho, chega a ser dolorido, como se fosse a primeira vez. Não é aquela harmonia que a gente acha que vai ser igual era antes", relatou Maíra, comparando a situação à "virgindade".
Durante o relato, ela ainda mencionou situações inesperadas que enfrentou: "Ninguém te avisa que, durante a relação, por causa da oxitocina, o peito começa a vazar leite no meio do rolê. É a maternidade vindo te lembrar que aquele corpo agora é da criança. Isso é uma coisa que as pessoas deveriam contar antes, para a mulher estar preparada psicologicamente".
Apesar dos desafios, Maíra destacou momentos positivos: "Teve uma parte muito boa, que foi voltar a encostar barriga com barriga. É um abraço que fazia muito tempo que eu não sentia, corpo com corpo, barriga com barriga. Isso foi maravilhoso. A parte ruim é que você se sente virgem de novo, e é desagradável. Mas faz parte do pós-parto", finalizou a influenciadora, que recentemente deixou de usar o Instagram.
Por que a retomada da vida sexual é tão desafiadora após o parto?
O retorno à intimidade no pós-parto envolve muito mais que o desejo. Segundo Maíra Cardi, o corpo passa por mudanças físicas e hormonais profundas que podem afetar a experiência sexual. "O útero fica aberto, fica ferido… depois do resguardo, parece que está tudo fechado de novo, dá um incômodo", explicou. Além disso, o leite materno pode vazar durante o ato sexual, mostrando que a maternidade transforma completamente o corpo da mulher.
No entanto, a influenciadora também ressaltou os aspectos positivos dessa fase: "Voltar a encostar barriga com barriga… isso foi maravilhoso", contou. O processo, embora difícil, faz parte do reajuste do corpo e da intimidade do casal, equilibrando novas responsabilidades com momentos de afeto e proximidade.
Confira: