Série brasileira 'Emergência 53' ganha prêmio no Festival de Berlim

Drama médico criado por Claudio Torres, Márcio Maranhão e Andrucha Waddington foi inspirado pela atuação do Samu

17 fev 2026 - 17h03

A série brasileira Emergência 53 foi premiada com a primeira edição do Production Excellence Award, concedido pelo Studio Babelsberg, o estúdio de cinema mais antigo do mundo, durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha.

O prêmio foi entregue nesta terça-feira, 17, no Berlinale Series Market, evento dedicado ao mercado de televisão. A honraria é concedida a uma série de destaque entre uma seleção de 20 títulos exibidos durante o festival.

Publicidade
'Emergência 53', drama médico brasileiro, ganha prêmio no Festival de Berlim.
'Emergência 53', drama médico brasileiro, ganha prêmio no Festival de Berlim.
Foto: Globo/Divulgação / Estadão

Uma produção Original Globoplay em parceria com a Conspiração Filmes, Emergência 53 teve seu lançamento mundial na segunda, 16, mas tem previsão de estreia para o público geral no segundo semestre de 2026, após a Copa do Mundo de Futebol.

A série é um drama médico criado por criado por Claudio Torres, Márcio Maranhão e Andrucha Waddington - nomes que também estavam envolvidos em Sem Pressão, do Globoplay - e acompanha o dia a dia de profissionais que atuam em uma unidade móvel de saúde, inspirada pelo Samu.

Fernanda Montenegro como Dona Laura em ‘Emergência 53’
Foto: Laura Campanella/Globo/Divulgação / Estadão

O elenco conta com Valentina Herszage, Heloisa Jorge (que estiveram presentes na entrega do prêmio), Ana Hikari, Emilio Dantas, Raquel Villar, Yara De Novaes, William Nascimento, Jaffar Bambirra e Emílio de Mello. Fernanda Montenegro faz uma participação especial.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se