Não há como negar que Titanic é um dos maiores clássicos da história do cinema, um filme lançado em 1997 por James Cameron. A trama foi protagonizada de forma brilhante por Kate Winslet e Leonardo DiCaprio - e apesar do sucesso, nem todos tinham convicção de que o longa-metragem teria êxito em seu objetivo.
Durante uma entrevista de 2023 para a CNN, Cameron revelou que nem mesmo ele acreditava que Titanic teria êxito comercial. A maior parte da equipe tinha em mente que o projeto fracassaria financeiramente, e isso se deu por conta do orçamento massivo e também dos constantes atrasos nas gravações.
"Não achávamos que daria dinheiro. Honestamente. Entramos no projeto e passamos de 'Nunca mais vamos trabalhar' para 'Provavelmente voltaremos a trabalhar, contanto que nunca mais façamos outro filme como Titanic", afirmou o cineasta.
Em conversa com a Wired, em 2009, ele também colocou:
"Quando estávamos filmando Titanic, estávamos apenas tentando calcular quanto dinheiro iríamos perder (...) Acabei de perceber [conversando com uma amiga] que fiz um 'filme de mulherzinha' de 200 milhões de dólares em que todo mundo morre. O que diabos eu estava pensando? Vou ter que reconstruir minha carreira do zero."
Apesar do orçamento estimado em 200 milhões de dólares, Titanic contrariou as previsões de Cameron e tornou-se um grande sucesso comercial, responsável por fazer 2,2 bilhões nas bilheterias mundiais. Por muito tempo, o longa foi o título de maior bilheteria…
Artigo original publicado em AdoroCinema
27 anos depois do lançamento de Titanic, ainda há quem não entenda se Jack cabia na porta
"O único papel que eu realmente queria": Este ator da Marvel fez o teste para Titanic em vão