Não há como negar que James Cameron é um dos nomes mais frutíferos da sétima arte, um cineasta que carrega no currículo o peso de títulos como Titanic, Avatar, O Exterminador do Futuro e mais. Apesar de sua lendária trajetória, até ele teme pelo futuro da indústria cinematográfica, conforme você pode conferir no artigo abaixo.
JAMES CAMERON E O FUTURO DO CINEMA
Durante uma entrevista de 2009 para a Entertainment Weekly, Cameron falou sobre os caminhos que o cinema estava tomando, onde alertou para o fato de que os estúdios começariam a correr menos risco por conta do medo do fracasso. Segundo ele, basta um revés no meio de uma franquia de sucesso para que tudo seja jogado no lixo, o que faz com que decisões criativas passem a ser guiadas mais pela zona de conforto do público do que por qualquer outra coisa.
"Basta que qualquer coisa fracasse para estragar tudo, para assustar as pessoas. Os executivos dos estúdios estão nervosos porque as vendas de DVD estão começando a cair, então as receitas são menores do que eram. Os custos não estão diminuindo. E o público está mais exigente", começou ele.
"Se você mostrasse qualquer coisa feita nos últimos anos - em termos da qualidade dos efeitos visuais - para o público de 20 anos atrás, eles ficariam boquiabertos. Hoje, as pessoas ficam tipo [dá de ombros]: "Tanto faz". Os estúdios estão, com razão, com medo de como chamar a atenção das pessoas", acrescentou.
Com isso em mente, talvez seja explicada a enxurrada de adaptaçõ…