Em entrevista ao Washington Post em 2024, o aclamado diretor Francis Ford Coppola confessou seu arrependimento por ter, de certa forma, iniciado a paixão de Hollywood por sequências, particularmente com sua obra-prima vencedora do Oscar, O Poderoso Chefão 2.
Embora o primeiro filme da trilogia O Poderoso Chefão continue sendo unanimemente aclamado como um dos maiores filmes de todos os tempos - a ponto de o American Film Institute classificá-lo em segundo lugar em sua lista dos 100 melhores filmes americanos -, a sequência não é menos notável.
O Poderoso Chefão 2 é frequentemente considerada uma das melhores sequências já feitas, oferecendo uma narrativa dupla brilhante: por um lado, a descida ao inferno de Michael Corleone (Al Pacino), que aliena e destrói gradualmente aqueles que ama; por outro, a juventude e ascensão de Vito Corleone, magistralmente interpretado por Robert De Niro, que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por este papel.
A sequência que mudou Hollywood
Além dos seis Oscars conquistados, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor para Coppola, O Poderoso Chefão 2 se destaca por ser o primeiro filme a incorporar um numeral ao título para indicar que se tratava de uma sequência. Uma decisão que, segundo o cineasta, lançou involuntariamente a tendência de números e sequências …