Uma das categorias do Oscar 2026, que ocorreu na noite deste domingo, 15, teve um empate: os curtas The Singers e Two People Exchanging Saliva venceram a categoria de Melhor Curta em Live-Action. É apenas a sétima vez na história da premiação que isso acontece.
A categoria foi apresentada pelo ator Kumail Nanjiani. Ao abrir o envelope, ele afirmou: "É um empate. Não estou brincando. Todos se acalmem. Vou anunciar um dos vencedores, eles vão subir aqui e aceitar o prêmio. Depois vou voltar e chamar outro vencedor."
A equipe de The Singers - Sam A. Davis e Jack Piatt - subiu primeiro ao palco. Disponível na Netflix, o filme é inspirado por um conto russo do século 19 e retrata uma competição de canto entre frequentadores de um pub. O elenco foi escolhido por meio de vídeos virais e apresentações de rua.
"Acreditamos que a arte pode transformar a alma das pessoas. Talvez isso leve dez anos, mas podemos mudar a sociedade por meio da arte, da criatividade, do teatro e do balé — e do cinema", disse Piatt.
Depois, Nanjiani anunciou que Two People Exchanging Saliva também havia vencido. O curta francês retrata um mundo em que beijar é considerado um crime punível com a morte. Alexandre Singh e Natalie Musteata subiram ao palco e afirmaram estar felizes com o empate.
O empate ainda rendeu um momento constrangedor na premiação: a produção tentou cortar o discurso de Musteata, apagando o holofote sob a cineasta. A câmera cortou para o apresentador Conan O' Brien, que estava rindo, e retornou para Musteata, que concluiu o discurso.
Pode empate no Oscar?
Sim. O empate ocorre quando mais de um concorrente recebe exatamente a mesma quantidade de votos em uma categoria. Neste caso, há mais de um vencedor, como aconteceu.
Apesar de possível, é um feito bastante raro. A última vez que isso havia acontecido tinha sido em 2013, quando A Hora Mais Escura e 007: Operação Skyfall dividiram o Oscar de Melhor Edição de Som (hoje, a categoria é chamada apenas de Melhor Som, após uma fusão com a de Melhor Mixagem de Som).
Veja os indicados a Melhor Curta-Metragem
- Butcher's Stain
- A Friend of Dorothy
- Jane Austen's Period Drama
- The Singers - VENCEDOR
- Two People Exchanging Saliva - VENCEDOR