Advogados de Donald Trump tentam barrar filme "O Aprendiz" nos EUA

Tentativa de impedir distribuição na América do Norte ocorre após sucesso da exibição do drama no Festival de Cannes

24 mai 2024 - 18h26
Foto: Divulgação/Tailored Films / Pipoca Moderna

Os advogados de Donald Trump estão tentando impedir a distribuição filme "O Aprendiz" (The Apprentice) nos Estados Unidos, enviando uma carta de cessar e desistir aos cineastas. O filme estreou sob aplausos nesta semana no Festival de Cannes, com bastante elogios para a performance do ator Sebastian Stan ("Falcão e o Soldado Universal") como a versão jovem do ex-presidente dos EUA.

Publicidade

Mas mesmo com a ação legal, os produtores do filme não parecem dispostos a desistir da busca por distribuição nos EUA. "O filme é um retrato justo e equilibrado do ex-presidente. Queremos que todos o vejam e depois decidam", disse um representante dos produtores em comunicado.

Estreia em Cannes

O movimento legal da equipe de Trump é uma reação à repercussão do filme, que recebeu uma ovação de pé de oito minutos em Cannes. "Todos falam sobre ele [Trump] processar muitas pessoas - não falam sobre sua taxa de sucesso, sabe?", comentou o diretor na coletiva de imprensa no festival.

Dirigido pelo iraniano-dinamarquês Ali Abbasi ("Holy Spider"), o longa detalha a trajetória de Trump sob a influência de Roy Cohn, advogado de direita conhecido por suas táticas controversas, vivido na tela por Jeremy Strong ("Succession"). O elenco também destaca Martin Donovan ("Tenet") como Fred Trump Sr. e Maria Bakalova ("Morte Morte Morte") no papel de Ivana Trump.

Publicidade

O filme apresenta cenas polêmicas, como o alegado estupro de Ivana por Trump e uma sequência de lipoaspiração, que geraram reações intensas do público presente. O retrato do bilionário, viciado em pílulas dietéticas, é profundamente desfavorável.

Reação de investidores

O ex-presidente dos EUA não é o único irritado com o lançamento. Um dos investidores de "O Aprendiz", Dan Snyder, ex-proprietário do time de futebol americano Washington Commanders, está supostamente pistola com a representação de Trump no filme e ameaça enviar sua própria carta de cessar e desistir para bloquear um acordo de distribuição nos EUA.

Tags: Donald Trump, The Apprentice, Ali Abbasi, Cannes, Sebastian Stan, Jeremy Strong, Maria Bakalova, Roy Cohn, Dan Snyder

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se