"Existe uma demonização da juventude preta no Brasil": Antes do erotismo chegar a Motel Destino, Karim Aïnouz quis entender como fanatismo e crime transformaram o país (Entrevista)

Em entrevista ao AdoroCinema, cineasta aponta descobertas de filmar em "um lugar maluco onde tudo é possível" e escolha por película.

23 ago 2024 - 21h44
(atualizado em 26/8/2024 às 16h56)

O trabalho de Karim Aïnouz é repleto de singularidades. Um cineasta apaixonado por seus personagens e, literalmente, pelo caminho que percorrem durante suas jornadas, o diretor se entrega a certas experimentações em Motel Destino, fruto de uma produção entre Cinema Inflamável e Gullane.

Foto: Gullane / Cinema Inflamável / Pandora Filmes / Adoro Cinema

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

A trama tem foco no estabelecimento de beira de estrada localizado no litoral cearense que dá nome ao filme. O pontapé é dado quando Heraldo (Iago Xavier), um jovem em fuga, é acolhido no Motel Destino. Sua chegada transforma completamente o cotidiano das pessoas que vivem ali e do casal interpretado por Fábio Assunção e Nataly Rocha.

Publicidade

Em entrevista ao AdoroCinema, o cineasta revelou como o filme atravessou seu destino. "Acho que começou numa época em que fiquei muito curioso sobre o que estava acontecendo com a geração que tinha passado pelo Bolsa Família, que tinha vivido uma espécie de um momento quase utópico na história brasileira", revela.

"Existe uma demonização da juventude preta no Brasil"

Foto: Adoro Cinema

"Nunca falei isso, mas fiquei muito curioso sobre como as igrejas evangélicas seduziram uma parte tão grande da população brasileira e eu comecei a passar pela palavra desamparo assim", relembrou o diretor que estava interessado em entender esse processo. "Então, a gente fez uma pesquisa grande sobre personagens jovens que tinham derrapado um pouco da v…

Leia o artigo em AdoroCinema

Tem Brasil em Cannes! Thriller de Karim Aïnouz é anunciado em principal seleção do Festival

Publicidade

A trilogia que fará o mundo conhecer o Ceará: Thriller erótico aclamado em Cannes ganhará sequências

Festival de Berlim 2020: "Fiz este filme querendo que ele se passasse no Brasil", diz Karim Aïnouz sobre Nardjes A. (Entrevista exclusiva)

Aeroporto Central: "É importante não vilanizar a vítima", diz Karim Aïnouz sobre refugiados (Entrevista exclusiva)

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações