Quase duas décadas depois, Eddie Murphy esclareceu um dos momentos mais comentados de sua carreira: sua saída abrupta da cerimônia do Oscar de 2007. Na época, o ator era o favorito na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por seu papel em Dreamgirls -Em busca de um sonho, mas acabou perdendo a estatueta para Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine).
Em entrevista recente à Entertainment Weekly, Murphy desmentiu os rumores de que teria ido embora por raiva ou despeito. O motivo real, segundo ele, foi o excesso de compaixão dos colegas.
"O que aconteceu foi que eu estava no Oscar, tinha perdido, e então as pessoas continuavam vindo até mim e [dando tapinhas] no meu ombro", explicou Murphy. A gota d'água foi a interação com uma lenda do cinema: "Clint Eastwood veio e esfregou meu ombro. E eu pensei: 'Ah, não, não, eu não vou ser esse cara [o coitadinho] a noite toda. Vamos embora'."
Curiosamente, Murphy revelou que já esperava a derrota. Meses antes da cerimônia, ao assistir a uma exibição antecipada de Pequena Miss Sunshine com o executivo Jeffrey Katzenberg, ele identificou o potencial de seu concorrente.
"Eu assisti ao filme, vi o Alan e me virei para o Jeff e disse: 'Aquela performance ali é uma daquelas que vai roubar o Oscar de alguém'", relembrou o ator, rindo. "E ele roubou o meu."
Além de relembrar o passado, novidades sobre o futuro de Murphy na franquia Shrek foram confirmadas. Shrek 5, que marcará o retorno do ator como a voz do Burro, sofreu um novo adiamento. Originalmente previsto para dezembro de 2026, o filme agora tem estreia agendada para 30 de junho de 2027. A produção contará com o retorno do elenco original (Murphy, Mike Myers e Cameron Diaz) e a adição de Zendaya, que dublará a filha de Shrek e Fiona. Um spin-off focado no Burro também está em desenvolvimento.
FONTE: NME