'Atlas': Jennifer Lopez critica avanço da inteligência artificial em novo filme da Netflix

Em ficção científica já disponível na plataforma de streaming, Lopez interpreta uma analista de dados que precisa salvar a humanidade.

24 mai 2024 - 10h29
(atualizado às 10h39)
Resumo
'Atlas' é um filme de ficção científica que retrata o tema do avanço da inteligência artificial, estrelado por Jennifer Lopez. Ela interpreta Atlas Shepherd, uma analista de dados antissocial que se vê obrigada a confiar na inteligência artificial para salvar a humanidade.
Jennifer Lopez enfrenta inteligência artificial em 'Atlas', novo filme de ficção científica da Netflix
Jennifer Lopez enfrenta inteligência artificial em 'Atlas', novo filme de ficção científica da Netflix
Foto: Netflix/Divulgação

Já está disponível na Netflix 'Atlas', novo filme de ficção científica estrelado por Jennifer Lopez que traz no cerne uma questão bem pertinente para Hollywood: o avanço da inteligência artificial.

Embora em uma roupagem fantasiosa, o filme dirigido por Brad Peyton e estrelado por Lopez e Simu Liu (de 'Shang-Chi') discute um assunto que vem crescendo no meio do audiovisual, principalmente após a greve conjunta de atores e roteiristas do ano passado, que tinha entre seus objetivos questionar o quanto o avanço da tecnologia poderia interferir em suas respectivas profissões.

Publicidade

Para analistas e profissionais do mercado, é uma relação inevitável, mas que pode ser mais benéfica que prejudicial caso a regulamentação seja considerada seriamente.

Em 'Atlas', Lopez interpreta Atlas Shepherd, uma analista de dados brilhante e antissocial que desconfia totalmente da inteligência artificial. Ela embarca em uma missão para capturar um robô rebelde (Simu Liu), com quem ela compartilha um passado misterioso. Mas, quando o plano não funciona, a única esperança de Atlas para salvar o futuro da humanidade será confiar na inteligência artificial. 

"A tecnologia está avançando o tempo todo, e há muito disso que me deixa nervosa", conta Lopez em entrevista coletiva realizada no México, da qual o Terra participou por videoconferência.

"Esse filme faz um bom trabalho de mostrar os dois lados da história. Agora, para mim, quando eu penso sobre isso, a grande questão é que precisamos ter respeito pelo que está vindo. Precisamos estar abertos ao fato de que haverá mudanças o tempo todo, mas é sobre não deixar que [a inteligência artificial] assuma o controle [da arte] de forma alguma."

Jennifer Lopez, sobre o avanço da inteligência artificial.

Jennifer Lopez enfrenta inteligência artificial em 'Atlas', novo filme de ficção científica da Netflix
Foto: Netflix/Divulgação

Aos 54 anos, a atriz, que também assina como produtora do filme, comemora o fato de ser escolhida para protagonizar um longa de ação. 

Publicidade

"Como mulheres, estamos salvando o mundo desde o início dos tempos. Atlas é uma ótima personagem pela dureza que ela apresenta, pela forma de enfrentar os poderes. E é isso que é ser uma mulher, mas é também por sua tremenda vulnerabilidade e a dor que ela carrega. Tudo isso é uma grande parte da nossa jornada, e ela representa essas duas partes de uma forma muito bonita", reflete.

Brucutus que amamos! As maiores estrelas dos filmes de ação Brucutus que amamos! As maiores estrelas dos filmes de ação

Fonte: Redação Entre Telas
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações