Patrocínio

65 anos depois, este faroeste ainda é um dos melhores filmes da história

A passagem verídica foi adaptada para o cinema por John Ford.

28 mar 2024 - 12h52
Foto: The Mirisch Company / Adoro Cinema

No final da década de 1950, John Ford e John Wayne estavam completamente no auge da fama. O primeiro astro já tinha uma longa carreira, e o segundo era o ator número um nas bilheterias norte-americanas há pelo menos uma década.

Foi com este contexto favorável que esta dupla se tornou extremamente produtiva: eles já tinham trabalhado juntos em mais de dez longas-metragens, incluindo alguns dos maiores filmes de faroeste de Hollywood. Então, em 1959, investiram em mais um filme. Pela primeira vez em sua carreira, John Ford decidiu focar na Guerra Civil – assunto que quis abordar no projeto The Valiant Virginians, rejeitado pelos estúdios.

Publicidade
Foto: Adoro Cinema

Em 'Marcha de Herois', o cineasta se inspira em uma história verdadeira: a do coronel Grierson, que em 1863, durante a Guerra da Secessão, nos EUA, liderou uma brigada 1.000 quilômetros atrás das linhas inimigas para destruir o máximo de equipamentos possível e desviar a ofensiva para Vicksburg.

Três anos depois de 'Rastros de Ódio', Ford volta ao gênero faroeste, ao assinar uma obra sobre a glória da cavalaria norte-americana, como conseguiu fazer no passado. No entanto, 'Marcha de Heróis' confirma um ponto de virada na sua carreira, com a sua visão mais sombria e ambígua da natureza humana.

Além das peças de bravura (a 'Batalha de Newton', em particular), a interpretação do filme também é notável, dominada pelo carismático John Wayne n…

Leia o artigo em AdoroCinema

Publicidade

No streaming: Este é um dos melhores filmes de faroeste da história e (infelizmente) nem todos conhecem

Este é o melhor filme de Clint Eastwood de acordo com os leitores do AdoroCinema: Filme é uma obra-prima de faroeste

'Cangaço Novo': Novo faroeste brasileiro do Prime Video terá 2ª temporada?

Imperdível: Este é o melhor faroeste das últimas décadas e está disponível no streaming

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações