Temer chama desfile para Lula de 'bajulação na Sapucaí' após ser retratado como golpista

Ex-presidente diz que sátira faz parte do carnaval, as criticou o cenário político e econômico

16 fev 2026 - 12h13
(atualizado às 12h39)
Temer se manifestou sobre como foi retratado no desfile
Temer se manifestou sobre como foi retratado no desfile
Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-presidente Michel Temer criticou neste domingo, 15, a forma como foi retratado no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levou à avenida um enredo sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

O desfile, intitulado Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, apresentou passagens da vida política do petista, desde a infância em Pernambuco até a chegada à Presidência. Entre as cenas, a comissão de frente incluiu a transição de poder entre Dilma Rousseff e Temer, além de uma representação simbólica do impeachment e dos desdobramentos políticos posteriores, incluindo a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade
Atraso, vaias e Lula na Sapucaí: Confira como foi o desfile de carnaval no Rio de Janeiro
Video Player

Após a repercussão, Temer divulgou uma nota comentando a abordagem da escola. "A sátira política é parte da tradição do carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida", afirmou.

"Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí".

O ex-presidente, no entanto, aproveitou a manifestação para fazer críticas ao cenário político e econômico atual. "O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente - e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado. Olha o Brasil aí... gente!", declarou.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se