Oferecimento

Antes de desfilar, Salgueiro publica nota e relembra polêmica do carnaval de 2025

Vermelho e Branco faz alusão ao título da Beija-Flor e cita nome de presidente da Liesa

17 fev 2026 - 19h00
(atualizado às 19h16)
Desfile do Salgueiro em 2025
Desfile do Salgueiro em 2025
Foto: Reprodução/Instagram / Márcia Piovesan

Mesmo antes de adentrar à Marquês de Sapucaí para encerrar o carnaval do Rio de Janeiro, o Salgueiro já causou alvoroço nas redes sociais ao publicar uma nota nesta terça-feira, 17, reafirmando “sua plena confiança na realização de julgamentos justos, pautados exclusivamente pelo que for apresentado na Avenida”.

O comunicado foi entendido pela comunidade do samba como uma resposta da agremiação à polêmica vitória da Beija-Flor no ano passado e um recado direto à Liga das Escolas de Samba (Liesa). 

Publicidade

Na nota, o Salgueiro cita com todas as letras o nome do presidente da Liesa, Gabriel David, filho de Anísio Abraão David, patrono da Beija-Flor.

“Confiamos na lisura, no comprometimento e na condução séria da Liesa, sob a presidência de Gabriel David, bem como na coordenação e no corpo de julgadores selecionados”, afirmava o texto.

“Acreditamos que o trabalho conjunto garantirá um carnaval sério, ético e tecnicamente impecável para todas as agremiações. A paixão que move o carnaval é a mesma que impulsiona a excelência e o respeito absoluto ao pavilhão de cada escola. Seguimos firmes. Com responsabilidade. Com respeito. Pelo carnaval”, encerrava o comunicado. 

Entenda o caso

Publicidade

O posicionamento do Salgueiro veio em decorrência do que aconteceu em 2025, quando a Liesa divulgou, equivocadamente, uma planilha de resultados em que a Grande Rio seria a campeã daquele ano pelo critério de desempate. Horas depois, a Liga divulgou a correção, dando a Beija-Flor como primeira colocada, o que gerou desconfiança entre as escolas, carnavalescos e foliões. 

Na época, o Salgueiro se uniu à Grande Rio, Mocidade e Unidos de Padre Miguel questionando a conduta da Liesa nas redes sociais. 

“Aos ladrões de plantão, fica o aviso: o Salgueiro não irá se intimidar com essa quadrilha de canalhas que está tentando acabar com o carnaval, prejudicando aqueles que trabalham com seriedade”, escreveu a escola no ano passado.

Com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, a Vermelho e Branco entra na avenida na madrugada desta quarta-feira, 18, para encerrar o terceiro e último dia do carnaval no Rio de Janeiro.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se