Illy premia jovens talentos do mundo da moda

Concurso convidou candidatos a repensarem avental de barista

23 out 2020 - 15h44
(atualizado às 16h02)

A illycaffè se juntou a uma iniciativa global para promover jovens talentos no mundo da moda e realizada em Trieste, sede da empresa italiana, nesta sexta-feira (23).

Com o lema "Here We Belong" ("Aqui nós pertencemos", em tradução livre), o International Talent Support 2020 (ITS 2020) promove uma série de prêmios para designers das novas gerações que saibam unir criatividade e sustentabilidade.

Publicidade

Em uma das categorias, o ITS e a illycaffè convidaram jovens do mundo todo a repensarem o uniforme do barista de forma sustentável, para transformar um objeto de uso cotidiano em item de design.

Ao todo, o júri de profissionais do concurso "ITS Fashion@Work Award by illy" selecionou mais de 600 projetos provenientes de 60 países, dos quais 10 foram escolhidos para a grande final pelo diretor artístico da illycaffè, Carlo Bach.

A ideia era premiar apenas um concorrente, mas Johanna Parv, da Estônia, e Rosie Baird, da Escócia, acabaram dividindo a honraria e receberão 5 mil euros cada.

Os 10 projetos concorrentes foram apresentados em uma transmissão ao vivo nesta sexta-feira, a um público composto por jornalistas de moda, designers e especialistas em tendências internacionais, mas também por simples apaixonados que puderam apreciar uma surpreendente variedade estilística e estética.

Publicidade

"Em um momento como esse, o ITS representa uma ocasião ideal para renovar a esperança no futuro por meio da criatividade e da beleza. Nosso amanhã não pode prescindir dos jovens, e nunca foi tão importante abraçar essa iniciativa que apoia concretamente as novas gerações e premia o talento para reafirmar o valor da arte e da cultura em todas as suas formas", disse Massimiliano Pogliani, CEO da illycaffè.

"Ter de avaliar tanta criatividade, usada em um dos mais difundidos uniformes de trabalho, foi um autêntico prazer. O alto nível geral nos levou a premiar dois projetos: o trabalho de Rosie Baird, que parte de um conceito muito identitário, a tradição do kilt escocês, desenvolvido em uma autêntica peça de costura com grande qualidade nos detalhes, unida a um processo que evita desperdícios inúteis; e do outro lado, quase oposto em estilo, mas igualmente estimulante, o projeto de Johanna Parv, que soube transformar o avental em um objeto versátil, promovendo seu uso em uma nova forma também fora do lugar de trabalho", explicou Carlo Bach.

  
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações