Escritor Alessandro Baricco é submetido a transplante para combater leucemia

26 jan 2022 - 19h05
(atualizado às 19h35)

O escritor italiano Alessandro Baricco, que está em tratamento contra a leucemia, foi submetido nesta quarta-feira (26) a um transplante de medula óssea. A intervenção ocorreu no Instituto de Pesquisa e Tratamento do Câncer de Candiolo, onde ele está internado há alguns dias.

Escritor Alessandro Baricco faz transplante para tratar leucemia
Escritor Alessandro Baricco faz transplante para tratar leucemia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Baricco, que completou 64 anos ontem, recebeu a doação de células-tronco de sua irmã Enrica, considerada por ele "uma mulher que já era especial".

Publicidade

De acordo com informações preliminares, o procedimento foi "tecnicamente" bem sucedido, "ainda que as próximas três semanas sejam decisivas para verificar se tudo correu da melhor forma".

Os médicos fazem a infusão das células estaminais saudáveis do doador, que atacam as células estaminais tumorais doentes. A partir de agora, o paciente devera ficar cerca de 25 dias em isolamento para a medula se regenerar. O prognóstico será possível após cerca de 100 dias.

"Prefiro não conversar. Estamos esperando", afirmou sua companheira Gloria Campaner.

A notícia da doença e da necessidade do transplante foi revelada pelo próprio escritor por meio de suas redes sociais no último sábado (22).

Publicidade

Com uma longa carreira, Baricco tem entre suas principais obras ensaios, romances e peças teatrais, como "Seda", "Sem Sangue" e "A paixão de A". Recentemente, o autor se tornou o primeiro escritor italiano a gerar um NFT de sua obra. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se