Atriz e dramaturga espanhola traz "fascinação primitiva pelo mal" ao Brasil

13 set 2016 - 20h37

O trauma produzido por duas situações de extrema violência em Paris é o ponto de partida do espetáculo da atriz e dramaturga espanhola Angélica Liddell na quarta edição do Mirada - Festival Ibero-americano de Artes Cênicas de Santos.

"Há uma fascinação muito antiga e primitiva pelo mal que nos permite refletir sobre a natureza humana", conta Angélica em entrevista à Agência Efe, em referência a sua peça "O que farei com esta espada?", que será exibida nesta semana na cidade.

Publicidade

A peça apresenta dois casos icônicos de horror na capital francesa. O primeiro envolve um estudante japonês, que em 1984 matou, esquartejou e comeu sua companheira. Já o segundo lembra os atentados de 2015 em Paris, que provocaram a morte de 137 pessoas.

"Tínhamos previsto várias reações antes da estreia: raiva, vaias...Toca diretamente o coração da França. Mas nos surpreendeu muito quando vimos que nos aplaudiam de pé todos os dias", destacou Angélica sobre a estreia em julho na cidade francesa de Avignon.

Nascida em 1966 em Figueres, a diretora, que conquistou o Prêmio Nacional de Literatura Dramática da Espanha em 2012, conta que sua nova criação é um "canto ao irracional, a tudo aquilo que nos permite entrar em contato com as emoções, as sensações".

Angélica, um símbolo da vanguarda cênica, estreou no Brasil em 2012 com a peça "Eu não sou bonita". Para ela, "O que farei com esta espada?" mantem a essência da obra de sua primeira passagem pelo país: a abordagem da violência e o "problema" da beleza.

Publicidade

"Conto a mesma história há 20 anos, mas, formalmente, meu trabalho mudou e tem uma limpeza cada vez maior, rumo a uma busca absoluta da beleza, ao sagrado e seus rituais", disse Angélica.

Em sua nova obra, repleta de polêmica, a espanhola evitou representar animais vivos, como já fez em sua última visita ao Brasil, quando colocou um cavalo no palco.

O hispânico-argentino Rodrigo García, que abriu o festival na semana passada, utilizou um animal e teve sua apresentação interrompida por um grupo de ativistas.

Os manifestantes tentaram resgatar do palco os quatro galos usados na peça. A organização do evento recebeu uma multa de R$ 2 mil, porque o uso de animais em obras de teatro é proibido por uma lei municipal de Santos.

Publicidade

O Sesc São Paulo, que organiza o evento em parceria com a Prefeitura de Santos, considerou a importância de debate sobre o tema e ressaltou que os animais usados por García não tinham sido dopados.

O Festival Mirada, que começou no último dia 8 de setembro e termina no próximo domingo, exibirá um total de 43 peças, oito delas espanholas, país homenageado desta edição do evento.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se