Em qualquer época do ano, camisinha para prevenir o HIV!

Dados do Ministério da Saúde apontam que 73% dos novos casos de HIV no país ocorrem em homens

8 mar 2019 - 10h20
(atualizado às 17h24)
O Ministério da Saúde lançou intensa campanha de prevenção ao HIV/aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para o carnaval 2019
O Ministério da Saúde lançou intensa campanha de prevenção ao HIV/aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para o carnaval 2019
Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde lançou intensa campanha de prevenção ao HIV/aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) para o carnaval 2019. Entre outras ações, serão distribuídos 12 milhões de preservativos masculinos com nova identidade visual.

Com o slogan, “Pare, pense e use camisinha”, a ideia da campanha é estimular o uso do preservativo, principalmente, entre os homens. Dados mostram que 73% dos novos casos estão sendo registrados entre pessoas do sexo masculino.

Publicidade

O Ministério da Saúde ainda destaca que a taxa de detecção de HIV cresceu 133% em homens de 20 a 24 anos entre 2007 e 2017.

Folia e precaução

O clima de carnaval é de diversão e folia, por isso algumas pessoas relaxam e acabam deixando de lado alguns cuidados com a prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis como a sífilis e o HPV.

Em caso de consumo de bebidas alcoólicas, a atenção deve ser redobrada. É importante lembrar que nada pode interferir na decisão de usar camisinha na hora das relações sexuais.

Publicidade

O Ministério da Saúde realizou ação de entrega de preservativos e conscientização sobre DSTs durante o durante o carnaval. 

Ministério da Saúde faz ação para conscientizar sobre DSTs
Video Player

Casos de HIV no Brasil

Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde estima que 866 mil pessoas vivem com  HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final de 2018, a epidemia no Brasil está estabilizada, mas isso não significa que os cuidados e a prevenção devam diminuir, até porque a taxa de detecção de casos de aids no país foi de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

O Ministério da Saúde também destaca que a taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014 para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017. A redução é resultado da garantia do tratamento para todos -lançado em 2013- aliado à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.

Tratamento

O uso da camisinha é a forma mais simples de proteção contra o HIV e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) como a sífilis e o HPV, além de prevenir também uma gravidez não planejada.

Publicidade

O Governo Federal investe, além disso, em ações de prevenção combinada (uso de vários métodos), distribuindo preservativos masculinos e femininos, ações educativas, gel lubrificante e facilitação de acesso a novas tecnologias como a testagem rápida..

O Governo Federal financia o tratamento para o HIV/aids em todo o país e, desde 2013, o país adotou o tratamento para todos, independentemente da quantidade de vírus e da situação imunológica do paciente.

Até dezembro de 2018, por exemplo, 593 mil pessoas estavam em tratamento para HIV/aids no Brasil. Desses, 87% estão fazendo tratamento com o medicamento Dolutegravir, um dos melhores medicamentos do mundo, disponível gratuitamente no SUS.

Por fim, não custa lembrar: a aids é uma realidade no Brasil e ainda não tem cura. Use camisinha.

Fonte: TC
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações