Oferecimento

Você já notou um relevo no F e no J do seu teclado? A explicação é surpreendente

Design quase invisível pode te ajudar a melhorar ergonomia e digitação

15 mai 2025 - 04h59
Imagem de teclado dá destaque em relevo da letra F
Imagem de teclado dá destaque em relevo da letra F
Foto: Helena Dolderer/picture alliance / Getty Images

Quantas vezes você já se pegou tendo que olhar para o teclado para digitar ou até mesmo começando a digitar e percebendo que os dedos ficaram uma letrinha para o lado e o "n" virou "m"? É para esse tipo de situação que existem relevos em quase todos os teclados para computadores modernos e que foram estrategicamente localizados.

O primeiro deles é na letra "F" e o outro na letra "J". Note que existe uma pequena protuberância nessas teclas. Elas são guias para digitação e são costumeiramente utilizadas por pessoas que possuem deficiências visuais.

Publicidade

Porém, elas também são um norte para qualquer outro usuário. De acordo com a ergonomia e a posição correta de colocar a mão sobre o teclado pela datilografia, os seus dedos indicadores devem ficar posicionados sobre exatamente essas teclas.

Imagem ilustrativa de homem digitando
Foto: Klaus-Dietmar Gabbert/picture alliance / Getty Images

No caso da mão esquerda na letra "F" e da direita sobre a "J". Os bons costumes ditados pela datilografia também consideram que os demais dedos da mão esquerda cubram o "A", o "S" e o "D", assim como os da mão direita ocupem o "K" e o "M", deixando o dedo mínimo livre para apertar a tecla "Enter".

Essa disposição melhor dos dedos e de como eles agem diante de cada tecla, permite uma digitação mais rápida e assertiva, além de poder ser feita "às cegas" --sem olhar para o teclado.

Como balizadores da digitação, esses relevos também podem ser encontrados em teclados numéricos de computadores, bancos e maquininhas de cartão, por exemplo. Nessas situações, o relevo se encontra no número 5, justamente o meio do teclado numérico, o que norteia a posição das demais.

Publicidade

Vale lembrar que essas protuberâncias não existem em teclados planos, como no caso de telas touch screen e celulares/smartphones.

Fonte: Redação Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações