Samsung ironiza comercial polêmico do iPad Pro em novo vídeo

Novo comercial da Samsung faz caminho inverso de polêmica propaganda do iPad Pro ao valorizar uso de instrumentos artísticos, apesar de ainda acenar à IA

16 mai 2024 - 18h51
(atualizado às 21h18)

Após a repercussão negativa gerada pelo comercial recente do iPad Pro, em que instrumentos artísticos eram prensados para indicar que poderiam ser substituídos pelo tablet, a Samsung divulgou uma propaganda em resposta direta à Apple. Intitulada "Uncrush", o vídeo percorre o caminho inverso ao colocar o Galaxy Tab S9 Ultra na produção de uma música em meio ao que seriam os escombros produzidos no comercial da Maçã. 

Foto: YouTube/Hadlee Simons / Canaltech

O breve material mostra uma pessoa pegando um violão quebrado do chão, e em seguida começando a tocá-lo. O cenário é muito similar ao do vídeo da Apple, com uma prensa hidráulica manchada pela tinta das latas que foram destruídas.

Publicidade

A peça corta então para destacar o Galaxy Tab S9 Ultra, rival direto do iPad Pro, com partituras abertas para auxiliar no processo criativo. A propaganda se encerra com a frase "Criatividade não pode ser destruída".

É interessante destacar que, ainda que faça um aceno a artistas, a Samsung também tem dado intenso foco a recursos de Inteligência Artificial em seus produtos mais recentes, especialmente na linha Galaxy S24 de smartphones.

A forma com que conteúdos de IA reproduzem (ou copiam, dependendo da interpretação) artes de pessoas reais é uma das questões mais discutidas nos últimos meses, assim como o potencial de mudança na criação e distribuição de músicas. 

Apesar da polêmica do comercial da Apple ser recente, a ideia da publicidade não é exatamente nova. Em 2008, a LG utilizou a mesma metáfora para mostrar as capacidades do celular KC910 Renoir, destruindo itens como câmeras fotográficas, instrumentos musicais, alto-falantes e mais. 

Publicidade

A Apple usou o vídeo "Crush!" como parte da apresentação do iPad Pro, tablet que aparece como o produto mais fino já apresentado pela empresa, aspecto que gerou a ideia da prensa hidráulica. Outras novidades do tablet incluem a chegada do inédito processador M4, além da tela com tecnologia Tandem OLED. 

Por sua vez, a linha Galaxy Tab S9 foi anunciada no ano passado com o processador Snapdragon 8 Gen 2 e tela gigante de 14,6 polegadas no caso do modelo Ultra — para efeito de comparação, o maior iPad Pro tem 13 polegadas. É possível que a série Galaxy Tab S10 seja anunciada neste ano, mesmo que os rumores em relação a ela estejam relativamente frios até o momento.  

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se