Planetas alinhados darão espetáculo no céu em junho

Os planetas do Sistema Solar estarão "alinhados" nos primeiros dias de junho; saiba como observá-los

22 mai 2024 - 23h57
(atualizado em 23/5/2024 às 02h18)

Nos primeiros dias de junho, os observadores e entusiastas do céu poderão apreciar os planetas visíveis do Sistema Solar pouco antes do pôr do Sol. Quase todos estarão próximos, permitindo uma observação única. Mas atenção: nem todos são visíveis a olho nu! Confira quais você poderá encontrar sem a ajuda de equipamentos.

Foto: maxxyustas/Envato / Canaltech

Logo no início do mês, Marte e Saturno estarão bem visíveis a olho nu, em um horizonte já claro, pouco antes do Sol aparecer. Nesses momentos, o céu azul ainda não estará iluminado a ponto de ofuscar estes planetas. Para encontrá-los, basta olhar na direção do nascer do Sol e para o alto.

Publicidade

Mercúrio e Júpiter também estarão bem próximos, na mesma direção, mas para observá-los será necessário um horizonte livre de obstáculos (como casas e prédios, por exemplo). Isso porque estão bem mais próximos do Sol e, portanto, menor será a janela de tempo para encontrá-los.

Infelizmente, Vênus, o planeta mais brilhante de todos, estará invisível dessa vez. A famosa "estrela d'alva" estará do outro lado do Sol, completamente oculto por nossa estrela, impossibilitada de participar da festa planetária.

Posição dos planetas no plano do Sistema Solar, favorecendo a observação simultânea no lado diurno da Terra (Imagem: Captura de tela/The Planets Today)
Foto: Canaltech

Urano e Netuno, como sempre, serão impossíveis de se observar a olho nu. Para encontrar esses planetas, é preciso um telescópio doméstico relativamente simples, independente das circunstâncias.

Portanto, podemos contar com a presença garantida de de Saturno e Marte, com chances para Mercúrio e Júpiter. Ah, vale destacar que a Lua também estará entre os planetas, em fase minguante, tornando o espetáculo ainda mais bonito.

Publicidade

Para conferir alguns planetas ao lado da Lua no comecinho do dia, com o céu já claro, olhe para o céu a partir das 6:20. A Lua ajudará a localizar os planetas: basta traçar uma linha imaginária entre ela e o lado mais iluminado do horizonte (onde o Sol estará prestes a nascer). Os planetas desfilam por essa trajetória.

Céu no dia 2 de junho às 6:25 (Imagem: Captura de tela/Stellarium)
Foto: Canaltech

A Lua estará bem no meio do espaço entre Saturno e Marte, o que deve facilitar ainda mais a identificação. Os planetas são objetos luminosos que não cintilam, ao contrário das estrelas. Mercúrio e Júpiter estarão bem próximos do horizonte.

Nos dias seguintes, a Lua estará cada vez mais perto do horizonte, enquanto Mercúrio e Júpiter caminham para uma grande conjunção que ocorrerá no dia 4 de junho. Nessa data, esses dois mundos estarão quase grudados no céu. O céu estará bem claro, mas vale a pena tentar observar — e fotografar! — esse evento raro.

Fonte: UNESP

Trending no Canaltech:

Publicidade
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações