O projeto Rogfast representa um salto qualitativo na história da infraestrutura europeia: trata-se de um túnel submarino de quase 27 quilômetros de extensão e 400 metros de profundidade que atravessará o leito rochoso sob os fiordes noruegueses para conectar Stavanger, Haugesund, Bergen e as comunidades intermediárias por meio de uma via contínua, sem balsas.
Em segundo plano, o objetivo é ligar dois pontos para concluir o projeto de uma estrada de 1.100 quilômetros que vai de Trondheim, ao norte da Noruega, até Kristiansand, ao sul. A meta é eliminar os transbordadores por meio da construção de túneis e pontes, reduzindo assim o tempo de viagem pela metade.
A escala do projeto é tamanha que, espera-se, ele reduzirá em quarenta minutos o tempo de deslocamento entre as duas grandes cidades do oeste da Noruega, alterará os padrões de trabalho e logística de toda a região e se tornará o eixo da futura E39, a grande rodovia costeira que pretende unir de forma fluida o sul e o centro do país.
Concebido para ser concluído em 2033 e executado por meio de perfuração direta em rocha sólida, o Rogfast não será apenas o túnel rodoviário submarino mais longo do mundo, mas também o mais profundo — uma obra que aproveita a experiência acumulada em mais de quarenta túneis submarinos noruegueses e demonstra a preferência nacional por esse tipo de infraestrutura — em vez de pontes, que ficam expostas às condições meteorológicas.
O coração oculto do projeto
A 260 metros abaixo do nível do mar, ...
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