Oferecimento

O recorde de maior velocidade já alcançada por humanos foi registrado há 56 anos: 39.937,7 km/h — agora, estamos prestes a superá-lo

Os astronautas da missão Artemis II se preparam para superar a antiga marca da Apollo 10

18 jun 2025 - 14h20
(atualizado às 15h25)
Foto: Xataka

Há mais de 15 anos, Usain Bolt se tornou o homem mais rápido do mundo, completando uma corrida de 100 metros rasos em 9,58 segundos. O velocista atingiu uma velocidade máxima de 44 km/h usando apenas seu corpo. Se falarmos de humanos em um meio de transporte, o recorde é bem mais antigo. E não estamos nos referindo aos pilotos da F1, mas aos astronautas da missão Apollo 10.

Em 26 de maio de 1969, quando retornavam à Terra da órbita lunar, os astronautas Thomas Stafford, John Young e Eugene Cernan bateram um recorde que ainda permanece vigente.

Publicidade

A nave em que viajavam, o módulo de comando Charlie Brown, reentrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 39.937,7 quilômetros por hora, o equivalente a percorrer a distância entre São Paulo e Campinas em menos de um minuto. Já faz 56 anos e ninguém viajou tão rápido desde então.

O ensaio do primeiro pouso lunar

Para entender a proeza da Apollo 10, é preciso lembrar seu contexto. O voo foi um ensaio geral da histórica missão Apollo 11. Eles chegaram a apenas 15 quilômetros da superfície lunar, testaram todos os sistemas do módulo de descida e, o mais importante, realizaram com segurança a viagem de volta.

A razão para sua incrível velocidade não foi um motor mais potente, mas uma questão de trajetória. O caminho de retorno à Terra foi planejado para ser especialmente curto, cerca de 42 horas em vez das habituais 56.

Essa descida mais direta para nosso planeta, acelerada pela gravidade terrestre, catapultou a cápsula e seus ...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Júlio Verne estava certo: há três vezes mais água nas profundezas da Terra do que em todos os oceanos juntos

Há 60 anos descobrimos algo escondido na selva do Peru; agora sabemos que, na verdade, era muito maior

Indianos inventam geladeira que mantém medicamentos na temperatura correta sem eletricidade

Há um ano pesquisadores espanhóis investigam a relação entre Ozempic e a perda de visão; eles já têm algumas conclusões

A China acaba de resolver dois problemas para a conquista de Marte: já sabe como converter CO2 em eletricidade e baterias

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações