O que significa cada letra do câmbio automático?

P, R, N, D e, em determinados modelos, M+, M- e S. Afinal, o que significa cada letra do câmbio automático de um carro? Entenda tudo neste conteúdo especial

16 mai 2024 - 18h00
(atualizado às 20h51)

Dirigir um carro com câmbio automático é algo bastante simples, mas, quem nunca teve essa experiência, talvez possa se confundir ao perceber que, ao invés de números referentes às marchas, há um conjunto de letras — cada uma com um significado.

Foto: Revista Del Motor/Unsplash / Canaltech

A grande maioria dos carros equipados com câmbio automático apresenta somente quatro letras — P, R, N e D —, mas alguns modelos também acrescentam a letra M, normalmente acompanhada dos símbolos "+" e "-" e, às vezes, o S.

Publicidade

Cada uma das letras é atrelada a uma função específica e, portanto, significa o que o carro fará quando o condutor a selecionar. Todas são abreviações de termos em inglês, mas que, ao serem "aportuguesados", também ficam fáceis de entender.

Você sabe o que quer dizer cada uma das letras do câmbio automático? Não? Então fique tranquilo, pois é isso que o Canaltech vai explicar agora.

Algumas alavancas de câmbio automático têm a letra M, além das tradicionais. Veja o que cada uma significa (Imagem: Rolf van De Wal/Pexels/CC)
Foto: Canaltech

As letras do câmbio automático

Muitos modelos de carros com câmbio automático apresentam apenas as letras P, R, N e D. Portanto, vamos começar a explicar o significado de cada uma delas a partir da mais básica, ok?

O que significa o "P" do câmbio automático?

O "P" que é encontrado nos carros com câmbio automático vem do termo em inglês "Park" que, na tradução literal, significa estacionar. Para simplificar o entendimento, porém, adotamos o verbete "parar", não somente por ser um sinônimo, mas, principalmente, por começar com a mesma letra.

Publicidade
Função "P" deve ser usada quando o carro for estacionado (Imagem: Mohamed Aloul/Pexels/CC)
Foto: Canaltech

O "P" do câmbio automático deve ser utilizado da maneira correta para evitar gastos desnecessários com manutenção. Ele é mandatório apenas quando o carro for efetivamente estacionado em uma vaga. Para isso, o motorista deve, primeiramente, acionar o freio de estacionamento (também conhecido como freio de mão) e, depois, levar a alavanca à posição "Park" para, enfim, desligar o motor.

O que significa o "R" do câmbio automático?

A letra "R" do câmbio automático significa "ré" ou, em inglês, "reverse". O nome é autoexplicativo, e indica que o motorista deve utilizar essa engrenagem quando quiser realizar manobras com o carro andando para trás.

Engatar o "R" no câmbio automático só com ele parado, ok? (Imagem: What Wolf/Freepik/CC)
Foto: Canaltech

O mais importante em relação ao engate desta marcha específica é lembrar de jamais acioná-la com o carro já em movimento. Para engatar a ré, é necessário frear completamente, pisar no freio e, somente após esses movimentos, levar a alavanca até a letra "R".

O que significa o "N" do câmbio automático?

O "N" de um câmbio automático vem da palavra em inglês "neutral" ou, em português "neutro", posição que é equivalente ao popular "ponto morto" nos carros dotados de câmbio manual.

Publicidade
A letra "N" equivale ao ponto-morto, mas nada de usar o recurso na "banguela", hein? (Imagem: Divulgação/Chevrolet)
Foto: Canaltech

O "N" também tem uma forma correta de utilização que alguns motoristas desconhecem. Ao contrário do que é feito em carros manuais, o "N" no câmbio automático não deve ser acionado a cada parada em semáforos. Ele serve apenas para ocasiões específicas, como em paradas mais prolongadas no trânsito.

O que significa o "D" do câmbio automático?

O "D" do câmbio automático significa "drive" ou, em bom português, "dirigir". Na maioria dos modelos, basta pisar no freio e levar a alavanca para essa posição que o carro está pronto para sair da inércia e encarar o trânsito.

O "D" no câmbio automático é a marcha que coloca o carro na posição de "dirigir", ou "drive", em inglês (Imagem: Victoria Ouarets/Pexels/CC)
Foto: Canaltech

Essa posição do câmbio automático é a mais comum, pois faz as trocas de marchas no tempo certo, ajustando a velocidade às condições de direção impostas por quem estiver ao volante.

O que significam as letras "M" e "S" do câmbio automático?

Chegamos às duas letras que só alguns proprietários de carros com câmbio automático conhecem: "M" e "S". A primeira delas vem do inglês manual, que significa exatamente a mesma coisa em português. Como o nome explica, ela permite que o condutor faça a troca das marchas de forma manual, colocando a alavanca para frente ou para trás para subir ou descer as engrenagens. Por isso, na maioria das vezes, ela vem acompanhada dos símbolos "+" e "-".

Publicidade
Câmbio acima conta tanto com a função "M" quanto a "S" (Imagem: Rolf van De Wal/Pexels/CC)
Foto: Canaltech

A letra "S", por sua vez, indica a condução "Sport", ou esportiva. Ela também pode vir acompanhada dos sinais que estão presentes nos carros com a letra "M" no câmbio automático, e dão ao modelo uma pegada mais "nervosa", normalmente esticando as marchas até o limite da troca.

E aí: entendeu direitinho o que significa cada letra do câmbio automático do seu carro ou ficou com alguma dúvida? Comente conosco em nossas redes sociais.

Trending no Canaltech:

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se