Microsoft leva IA do Copilot para a versão antiga do Outlook

A versão clássica do Outlook ganhou integração com o Copilot para resumir e-mails, criar rascunhos e editar textos no Windows

13 jun 2024 - 05h27
(atualizado às 20h21)

A Microsoft anunciou que integrou a IA do Copilot na versão antiga do Outlook. Isso significa que quem ainda usa o aplicativo pode acessar ferramentas para resumir e-mails, criar rascunhos de mensagens e editar textos por lá. 

Foto: Reprodução/Microsoft / Canaltech

Antes da mudança, o assistente de IA só podia ser acessado pelo novo app do serviço de e-mail, lançado em setembro do ano passado com ajustes visuais e suporte a contas de outros provedores. Porém, a Microsoft não aposentou a versão antiga nesse processo, então alguns usuários do Windows podem encontrar duas versões do mesmo aplicativo: Outlook e Outlook (new), o que pode causar muita confusão no dia a dia. 

Publicidade

Copilot no Outlook antigo

O aplicativo para desktop agora conta com ícones do Copilot na caixa de entrada e no campo para escrever um novo e-mail. O botão "Summarize" permite resumir longas conversas, receber os pontos principais e ainda localizar rapidamente os e-mails nos quais as informações estão armazenadas.

A IA também é uma grande aliada para compor mensagens. O Coaching by Copilot funciona como um revisor de textos que ajuda com dicas para deixar o e-mail mais sucinto ou mudar o tom da linguagem para uma abordagem mais positiva, por exemplo. Há também o Draft by Copilot, que cria rascunhos do zero a partir de prompts de texto, com ajustes para mudar o tamanho ou o estilo de comunicação.

Versão clássica do Outlook ganhou assistente para editar e criar textos (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Foto: Canaltech

Novidades chegam primeiro na nova versão

Em nota, a Microsoft informa que "entende que o Outlook clássico é uma ferramenta importante para muitas pessoas" e por isso quer trazer mais recursos para a plataforma. 

No entanto, o app fica no fim da fila das novidades: os recursos inicialmente são lançados no novo Outlook para Windows e para navegadores, em seguida chegam ao macOS e à versão para celulares, e só depois disso aparecem na versão clássica. A empresa estima um atraso de 3 a 12 meses para distribuir as ferramentas por lá.

Publicidade

Os clientes de e-mail com IA integrada são uma nova tendência no mercado: o Yahoo Mail anunciou uma nova versão para desktop com resumo de mensagens, enquanto o Google lançou no Brasil a ferramenta "Ajude-me a Escrever", que auxilia na criação de textos no Gmail.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações