YouTube vai deixar você testar mais de uma capa para o mesmo vídeo

O Teste e Compare do YouTube permite enviar três miniaturas diferentes para o mesmo vídeo e analisar qual delas teve melhor desempenho com a audiência

13 jun 2024 - 05h42
(atualizado às 20h21)

O YouTube lançou a ferramenta "Teste e Compare" para ajudar a escolher a melhor miniatura para cada vídeo. O recurso permite enviar até três miniaturas diferentes para a mesma publicação, testa a performance de cada uma delas e ajuda a escolher a opção com os melhores resultados.

Foto: Reprodução/YouTube / Canaltech

A ferramenta funciona assim: o criador de conteúdo escolhe três opções de capas na hora do envio ou num vídeo já existente e depois o YouTube exibe as imagens igualmente para toda a audiência. Após duas semanas, a plataforma mostra qual das imagens rendeu mais tempo de visualização e gera insights para quem administra o canal.

Publicidade

O recurso funciona como um teste A/B, muito comum para avaliar anúncios em redes sociais ou no próprio Google, mas com a diferença de que pode incluir uma terceira opção. No final do teste, o YouTube classifica a imagem destacada como "vencedora" (com desempenho superior às outras) ou "preferida" (não houve diferença significativa nas estatísticas, mas uma foi ligeiramente melhor que as outras). A decisão final é do próprio usuário, que inclusive pode optar por encerrar o experimento antes do prazo de duas semanas.

YouTube mostra qual das miniaturas teve melhor desempenho com a audiência (Imagem: Reprodução/YouTube)
Foto: Canaltech

Disponibilidade

Por enquanto, o YouTube liberou o Teste e Compare apenas para um número limitado de criadores de conteúdo. O recurso está disponível apenas no YouTube Studio para computadores, localizado na área da miniatura da publicação.

E por falar em testes, a ferramenta foi alvo de polêmica ao experimentar um novo visual para os vídeos no PC com a barra de comentários no lado direito e a lista de sugestões na parte inferior da tela.

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se