1 de 25
Modelo popular iPhone 5C será oferecido em cinco cores diferentes e nas versões 16GB (US$ 99) e 32 GB (US$ 199)
Foto: Reuters
2 de 25
iPhone 5C será oferecido nso EUA a US$ 99 com 16 GB e a US$ 199 com 32 GB. Ainda não existe previsão de chegada ao Brasil
Foto: AFP
3 de 25
Phil Schiller, vice-presidente sênior de Marketing da Apple, anuncia iPhone popular iPhone 5C a partir de US$ 99 com 16 GB, que terá pré-venda nos EUA, a partir do dia 13 de setembro
Foto: AFP
4 de 25
Shiller detalha características do iPhone popular 5C, que é todo fabricado em uma única peça de policarbonato
Foto: AP
5 de 25
Shiller detalha características do iPhone popular 5C, que tem uma tela retina de 4 polegadas, processador A6 igual dao do iPhone 5
Foto: AFP
6 de 25
Shiller detalha características do iPhone popular 5C, que possui cases coloridos de silicone com orifícios para ver a cor original por baixo. Eles serão vendidos por US$ 29
Foto: AFP
7 de 25
Shiller detalha características do iPhone popular 5C, que possui uma câmera traseira de 8 MP, abertura /2.4 e flash LED; dianteira de 1,2 MP
Foto: AFP
8 de 25
Shiller detalha características do iPhone popular 5C, que será compatível com a rede 4G do Brasil
Foto: AFP
9 de 25
Apple lançou três novas cores de acabamento para o iPhone com o modelo 5S: cinza espacial, prata e dourado. O aparelho é feito em corpo de alumínio
Foto: AFP
10 de 25
Shiller apresentou também o novo iPhone 5S, que teve a câmera melhorada com uma nova lente com uma abertura f/2.2 e um sensor 15% maior
Foto: AFP
11 de 25
Executivo de Marketing detalhou como é o novo iPhone 5S, que será compatível com a rede 4G do Brasil
Foto: AFP
12 de 25
Processador do iPhone 5S é A7, 64 bits e coprocessador de movimento M7, que mede o acelerômetro, a bússola e o giroscópio do smartphone e informa aos aplicativos se o usuário está parado, andando ou dirigindo
Foto: AFP
13 de 25
O botão Home do aparelho tem um leitor de impressão digital
Foto: Reuters
14 de 25
Ele varre as camadas sub-epidérmicas do dedo do usuário em 500 pontos por polegada para ler a impressão digital, o que desbloqueia o telefone e permite a autenticação de diversos recursos
Foto: Reuters
15 de 25
Schiller comparou diferentes modelos de iPhone da Apple
Foto: AFP
16 de 25
Os aparelhos começam a ser vendido nos EUA, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Cingapura a partir do dia 20 de setembro
Foto: Reuters
17 de 25
Tim Cook afirmou que, no mês que vem, a Apple chegará à marca dos 700 milhões de dispositivos com o iOS, seu sistema operacional móvel
Foto: AFP
18 de 25
Tim Cook, CEO da Apple, afirmou na abertura do evento em Cupertino que 'o iOS 7 vai se tornar rapidamente o sistema operacional mais popular do mundo'
Foto: AFP
19 de 25
Cook anuncia que o iPhone 5 sairá do mercado
Foto: Reuters
20 de 25
Cook fala sobre a ativação de 700 milhões de dispositivos com iOS em outubro
Foto: Reuters
21 de 25
Craig Federighi, vice-presidente sênior de Engenharia de Software, discorre sobre as novidades do iOS 7, que chegará 'logo' ao consumidor
Foto: Reuters
22 de 25
Executivo-chefe da gigante de tecnologia falou sobre as mudanças na próxima versão do sistema operacional móvel
Foto: Reuters
23 de 25
CEO da Apple falou um pocuo sobre o iTunes Festival e suas atrações musicais
Foto: Reuters
24 de 25
Em parede decorada para evento, frase do cofundador da Apple e ex-CEO da companhia diz: 'se você faz algo que acaba sendo muito bom, então você deveria ir fazer outra coisa maravilhosa, em vez de ficar na anterior muito tempo. Apenas descubra o que vem depois'
Foto: AP
25 de 25
Campus da Apple, em Cupertino, nos Estados Unidos, decorado para o evento de novidades desta terça-feira
Foto: AP
A Apple apresentou nesta terça-feira os seus dois novos modelos de telefone celular: o carro-chefe iPhone 5S e uma versão mais barata, o iPhone 5C, em um evento na Califórnia, nos Estados Unidos.
A principal novidade do 5S é um sensor de impressão digital incorporado ao principal botão do aparelho para identificar o usuário. Já o 5C possui uma estrutura de plástico disponível em cinco cores diferentes.
Os lançamentos marcam uma mudança de estratégia da Apple, que nunca antes havia lançado dois tipos diferentes de celular ao mesmo tempo.
Apesar de todos os superlativos usados para promover as possibilidades de seus novos aparelhos, o evento da Apple nesta terça-feira foi mais voltado para novos mercados do que para novas tecnologias.
É verdade que o iPhone 5S traz uma grande inovação: o sensor de digitais, um dispositivo de segurança que pode ajudar os usuários na hora de fazer transações bancárias ou compras online.
Além disso, o 5S terá um processador A7, mais rápido e que pode monitorar o movimento continuamente, aprimorando o uso de aplicativos ligados à atividade física.
Essa novidade pode transformá-lo no smartphone mais rápido disponível no mercado - pelo menos por alguns meses.
No entanto, no que diz respeito à aparência, não se nota grandes diferenças em relação ao modelo anterior - a não ser que se compre o modelo dourado.
Versão mais barata
A Apple também vem se esforçando para para melhorar a capacidade da câmera em relação aos celulares de gerações anteriores. Mas sua maior e mais arriscada jogada é o lançamento de uma versão mais barata, mais plastificada e colorida, o iPhone 5C.
A empresa tem sido tão bem sucedida em 'polir' a marca iPhone - mantendo suas margens de lucro altíssimas - que ele pode ser qualificado como o produto mais rentável da história.
O 5C com 16GB de armazenamento e atrelado a uma operadora de telefonia celular custará nos Estados Unidos US$ 100 (cerca de R$ 230) e o modelo de 32GB, US$ 200 (R$ 460). Já a versão desbloqueada sairá por US$ 550 e US$ 650, respectivamente.
Se o tipo de pessoa que sempre troca seu iPhone pelo modelo mais recente optar pela versão mais barata, isso irá corroer os lucros da Apple.
Mas Tim Cook e seus colegas apostam que o produto vai, na realidade, aumentar o apelo do celular.
Segundo os relatórios financeiros mais recentes da empresa, a linha de celulares iPhone rendeu US$ 18,2 bilhões (R$ 41,7 bilhões) em vendas entre abril e junho. Essa cifra, que não inclui downloads da App Store, representa um pouco mais de 50% do lucro da receita no período.
No entanto, enquanto o número de iPhones vendidos foi 20% maior do que nos anos anteriores, a empresa vem perdendo participação no mercado.
Os iPhones representaram 13% do total de carregamentos globais de smartphones no segundo quadrimestre, de acordo com o órgão de pesquisa International Data Corporation (IDC) - sendo que no ano anterior, esse valor era de 17%.
Já a participação dos telefones com sistema operacional Android cresceu de 69% para 79%.
Desempenho na China
A preocupação dos investidores tem recaído especialmente sobre a China.
No começo de 2013, Cook previu que o o país se tranformaria, eventualmente, no maior mercado da Apple.
Mas os últimos resultados da empresa mostraram que as vendas na China e em Taiwan caíram 14% entre abril e junho, em relação ao ano anterior. Já nos EUA, houve um crescimento de 12% no mesmo período.
Os novos iPhones começam a ser vendidos nos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália, China, Canadá e outros países em 20 de setembro. Isso marca a primeira vez que a China é incluída nessa lista inicial. No Brasil, ainda não há previsão de lançamento.
Consumidores chineses parecem admirar o iPhone, mas eles compram telefones com Android em grandes quantidades. Agora a Apple espera conseguir retomar uma fatia do mercado de celulares.
Mas a empresa ainda não fez nada que surpreenda e empolgue nem os investidores, nem os consumidores mundo afora.
Sob o comando de Tim Cook, a Apple ainda precisa de um fator surpresa para tomar um novo impulso.
1 de 8
iPhone 5SFeito de alumínio com bordas chanfradas. Possui chip A7, pela primeira vez com uma arquitetura de 64 bits em um smartphone. Segundo a Apple, a perfomance do novo chip é 40 vezes maior que a do iPhone 5. Na parte gráfica, o desempenho aumenta para 56 vezes
Foto: Divulgação
2 de 8
iPhone 5SO aparelho vem nas cores cinza espacial, prata e dourado. A câmera foi melhorada com uma nova lente com uma abertura f/2.2 e um sensor 15% maior. A resolução continua com 8 megapixels. A câmera pode capturar 10 quadros por segundo
Foto: Divulgação
3 de 8
iPhone 5SO botão Home do aparelho tem um leitor de impressão digital. O anel em volta do botão Home ativa o sensor, que pode ler a impressão digital em qualquer direção. Segundo a Apple, o usuário pode autenticar várias impressões digitais. Esses dados são criptografados e armazenados localmente no chip A7 do próprio telefone
Foto: Divulgação
4 de 8
iPhone 5SA câmera, no modo vídeo, faz vídeos em câmera lenta com 120 quadros por segundo
Foto: Divulgação
5 de 8
iPhone 5CEle vem nas cores branco, rosa, amarelo, azul e verde, em corpo de plástico. O aparelho tem uma tela retina de 4 polegadas, processador A6 igual ao do iPhone 5, a mesma câmera de 8 megapixels e uma câmera frontal HD de 1,9 megapixels
Foto: Divulgação
6 de 8
iPhone 5CO aparelho chega às lojas por US$ 99 na versão de 16 GB e US$ 199 na versão de 32 GB, com contrato de dois anos com operadora. Não há previsão de chegada no Brasil
Foto: Divulgação
7 de 8
iPhone 5CO aparelho entra em pré-venda dia 13 de setembro e nas lojas em 20 de setembro nos Estados Unidos e em outros oito países, incluindo a China
Foto: Divulgação
8 de 8
iPhone 5CAlém do aparelho colorido, a Apple desenvolveu cases coloridos de silicone com orifícios para ver a cor original por baixo. Eles serão vendidos por US$ 29
Foto: Divulgação
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.