As chamadas de spam são sempre um incômodo, não importa a hora. Raramente nos oferecem algo de valor como usuários e, além disso, muitas vezes nos deixam com medo de que estejam tentando nos enganar. Mas algo mudou desde que a inteligência artificial entrou em nossas vidas: não queremos mais ignorá-las.
É sempre melhor atender do que rejeitar a chamada
Não importa o quanto a Samsung, o Google ou qualquer outra marca de smartphone, o governo e até mesmo as operadoras se esforcem, recebemos cada vez mais dessas ligações todos os dias, e cada vez que uma lei é aprovada declarando seu fim, continua sendo apenas uma promessa. Aquela oferta irritante de um plano melhor sempre chega na hora mais inconveniente e quase sempre recebe a mesma "resposta" de nós: rejeição. O problema é que essa pode ser justamente a pior resposta possível.
Assim como em tantos outros aspectos da vida, quando se trata de ligações de spam, os golpistas e a tecnologia são muito mais rápidos do que nós. Hoje em dia, os robôs que fazem ligações de spam não funcionam como funcionavam há alguns anos. As ligações não são aleatórias, nem é um simples teste de "sorte" para ver se alguém atende.
As ligações são feitas usando bancos de dados segmentados, de acordo com os interesses de quem liga. E a cada ligação, dados muito valiosos são obtidos, mesmo que não percebamos porque não atendemos.
Por exemplo, rejeitar uma chamada sem atender significa para a IA que analisa os dados que nossa linha está ativa, atribuindo-lhe ...
Matérias relacionadas
Huawei supera a Apple na China no mercado de celulares, mas ninguém sabe quem reinará em 2026
Atualização 26.3 do iOS traz finalmente uma função muito desejada para o iPhone