Patrocínio

Nasa confirma que pedaço da estação espacial caiu em residência nos EUA

Incidente ocorreu em março e tornou-se público após morador relatar que objeto atravessou dois andares da casa, quase atingindo seu filho

16 abr 2024 - 10h31
(atualizado às 10h31)
Objeto espacial que atingiu a casa de uma família nos EUA
Objeto espacial que atingiu a casa de uma família nos EUA
Foto: @alexandrootero /X

A Nasa confirmou nesta segunda-feira, 15, que um fragmento de metal da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) caiu em uma casa em Nápoles, Flórida (EUA). 

O incidente ocorreu em março. Segundo o morador Alejandro Otero, um objeto atravessou o teto e dois andares de sua casa, quase atingindo seu filho. Apesar do susto causado à família, felizmente ninguém ficou ferido.

Publicidade

Segundo a empresa de pesquisa e desenvolvimento espacial Aerospace, as probabilidades de ser atingido por um objeto proveniente do espaço são de uma em um trilhão, variando conforme a localização geográfica.

Investigação do objeto

Após o incidente, a NASA coletou o objeto que caiu na casa de Otero para análise. Após a confirmação da natureza do objeto, a agência fez uma publicação em seu blog oficial.

"Com base na análise, a agência determinou que o fragmento era um pilar do equipamento de apoio de voo da Nasa utilizado para colocar as baterias na plataforma de carga", detalhou a agência espacial norte-americana.

"O objeto é feito de liga metálica Inconel, pesa 0,7 quilogramas, mede 10 centímetros de altura e 4 centímetros de diâmetro", completou.

Publicidade

O que é a Estação Espacial Internacional?

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um satélite que orbita a Terra, servindo como uma base para cientistas e astronautas de vários países. Desde 1998, foram adicionados gradualmente mais módulos à estação, onde são realizados experimentos para entender melhor como viver e trabalhar no espaço.

Com mais de 20 anos em órbita, a NASA planeja aposentar a ISS a partir de 2030. Além disso, a base  também é usada como plataforma para testar tecnologias e sistemas que serão necessários para futuras missões espaciais.

Fonte: Redação Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se