URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

NASA fará anúncio sobre missão que trará amostras de Marte

Nesta segunda (15), a NASA vai fazer um anúncio sobre o futuro da campanha Mars Sample Return, que tem o objetivo de trazer à Terra amostras de Marte

15 abr 2024 - 12h36
(atualizado às 14h54)

Vamos descobrir em breve o que esperar da missão Mars Sample Return. Nesta segunda-feira (15), a NASA vai revelar quais são as recomendações para os próximos passos da campanha iniciada em 2021, quando o rover Perseverance pousou em Marte para coletar amostras e buscar sinais de vida. A ideia é que o material seja trazido à Terra, mas os obstáculos para isso vêm aumentando. 

Foto: NASA/JPL-Caltech / Canaltech

Não há muitos detalhes sobre o que vai ser abordado na conferência. Em um comunicado, a agência espacial explica que o evento vai ser voltado para a discussão da resposta sobre um relatório da missão, incluindo os próximos passos para o programa. A conferência vai contar com Bill Nelson e Nicky Fox, administrador da NASA e administrador associado na Diretoria de Missões Científicas, respectivamente.

Publicidade

Basicamente, a Mars Sample Return propõe um trabalho de equipe entre a NASA e a Agência Espacial Europeia (ESA). Por meio da iniciativa, as amostras coletadas pelo rover Perseverance seriam inseridas em um dispositivo, que depois, iria para o veículo Mars Ascent Vehicle (MAV). O MAV vai decolar na superfície marciana e levará o contêiner para a órbita do planeta.

Ali, estaria o orbitador Earth Return, da ESA, para capturar o recipiente de amostras. O componente seria migrado para uma cápsula de entrada na Terra, e depois, seguiria viagem ao nosso planeta, para ser liberado em uma localização estratégica. Só que, no ano passado, um comitê independente apontou que a campanha Mars Sample Return poderia ter problemas. 

Esquema dos componentes da missão Mars Sample Return, empreitada da NASA e da Agência Espacial Europeia (Imagem: Reprodução/ESA)
Foto: Canaltech

Segundo os membros, "o programa tinha orçamento e expectativas de cronograma pouco realistas", e "não foi organizado para ser liderado de forma efetiva". Depois, comitês da Câmara e Senado dos Estados Unidos sugeriram um corte de US$ 454.080.000 no orçamento da missão. 

Desde então, a NASA vem trabalhando em uma resposta oficial ao relatório, que deve ser revelada nesta segunda (15). Para conferir as novidades da missão, é só acessar o site da NASATV às 14h, no horário de Brasília.

Publicidade

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações