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Facebook deve pagar US$ 20 mi por usar "curtir" em publicidade

Facebook usavaa as menções "curtir", os nomes dos usuários e seus perfis para incorporar publicidade, sem pedir o consentimento, diz Justiça

27 ago 2013 - 12h27
(atualizado às 18h50)
Facebook usou, sem autorização, as menções "curtir" dos usuários com fins publicitários
Facebook usou, sem autorização, as menções "curtir" dos usuários com fins publicitários
Foto: AFP

Um juiz de São Francisco aprovou um acordo pelo qual o Facebook terá que pagar US$ 20 milhões por ter utilizado, sem autorização, as menções "curtir" dos usuários com fins publicitários. O dinheiro será distribuído entre os grupos de defesa da privacidade na internet, os advogados e os usuários do Facebook que apresentaram a ação coletiva.

O juiz do distrito de San Francisco Richard Seeborg considerou que a quantia, uma pequena parte dos bilhões de dólares solicitados no caso, era justa dados os desafios de provar que os membros do Facebook foram prejudicados economicamente ou que a citação "curtir" para os produtos não implicava algum tipo de consentimento.

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Facebook pagará multa de US$ 20 milhões por uso de "curtidas"
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Segundo a Justiça, com o programa "Histórias Patrocinadas" , o Facebook utilizava as menções "curtir", os nomes dos usuários e seus perfis para incorporar publicidade, sem pedir o consentimento. Quase 150 milhões de usuários foram afetados, segundo o juiz, mas poucos deles apresentaram formalmente uma demanda. Assim, o magistrado considerou que US$ 20 milhões eram suficientes para resolver o conflito de forma amistosa.

"A lei em sua totalidade permite proporcionar uma compensação justa, razoável e adequada às circunstâncias, incluindo a baixa probabilidade de que se obtenha um resultado melhor com um julgamento", disse o juiz.

O acordo também estabelece que o Facebook deve modificar suas regras e dar mais controle aos usuários sobre o uso potencial de seus dados no contexto da publicidade. O processo teve início em 2011.

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