Ao caminhar na rua e ver alguém com os olhos baixos, podemos pensar imediatamente que essa pessoa está passando por algum problema emocional, que está triste. Mas a realidade é que andar de cabeça baixa tem muitos significados, alguns comprovados pela ciência, que vão muito além do campo da psicologia e nos fazem repensar o que pensamos ao observar essa situação em alguém.
Uma das nossas principais formas de nos apresentarmos ao mundo são, sem dúvida, os gestos que fazemos. Não é a mesma coisa estar sempre de braços cruzados, o que pode indicar uma atitude mais fechada, do que ser muito mais aberto diante de outra pessoa. E o olhar é outra forma fundamental de nos apresentarmos, que compreendemos perfeitamente.
O que diz a psicologia?
A interpretação mais comum do ato de olhar para baixo ao caminhar é atribuí-lo à insegurança, timidez, tristeza ou baixa autoestima. É fato que evitar o contato visual pode parecer evasivo e, em uma sociedade como a nossa, muitas vezes é considerado um sinal de vulnerabilidade ou de processamento emocional.
Essa ideia foi corroborada por diversos estudos focados na comunicação não verbal: postura curvada, olhar para o chão e a ausência de contato visual podem indicar estados internos como introspecção, estresse emocional ou necessidade de proteção contra o ambiente.
No entanto, a psicologia alerta que essa interpretação simplista ou "generalista" é imprecisa em relação à realidade. Para entender isso, podemos recorrer a outras culturas, como a ...
Matérias relacionadas
Com Pix e interface de luxo: descobri no trânsito que o Jogo do Bicho virou 'tech'