Oferecimento
Byte

Google anuncia detalhes do Android 16

Nova atualização promete menus mais personalizáveis e responsivos

14 mai 2025 - 19h51
(atualizado às 21h58)
Ilustração mostra imagem promocional do Android 16 à frente do logotipo do sistema operacional
Ilustração mostra imagem promocional do Android 16 à frente do logotipo do sistema operacional
Foto: Pavlo Gonchar/SOPA Images/LightRocket / Getty Images

O Google anunciou nesta terça-feira, 13, alguns detalhes sobre o lançamento do novo Android, o Android 16. Diferentemente de outras ocasiões, nesta a empresa adiantou diversas novidades antes mesmo da Google IO, evento mundial de lançamentos da marca.

Uma das principais mudanças, e a mais comemorada pelos apaixonados, é uma maior possibilidade de customização do seu dispositivo, seja ele celular, relógio ou Android Auto.

Publicidade

Além de poder mudar as cores, disposição de botões e iconografias, será possível também alterar a fonte utilizada nas notificações e no sistema operacional.

Nomeado "Material 3 Expressive", ele promete melhorar a experiência do usuário além de pesar menos para a bateria e ter mais funcionalidades práticas que facilitem o uso cotidiano do celular.

Em termos de facilidades, o Google integrará sua inteligência artificial (Gemini) aos celulares e tudo que você pode fazer com o site/app atualmente será acionado por meio de apenas um botão e terá comando de voz programado para mais de 40 línguas — não foi informado se o português será uma delas.

Será possível compartilhar sua tela com a IA para resolver um problema ou uma dúvida que você não saiba descrever em palavras, por exemplo.

Publicidade
Pré-visualização de modelos gráficos do Android 16
Foto: Android / Divulgação

O Gemini, inclusive, será adotado em televisões, relógios e até mesmo nos veículos com Android Auto. Você poderá pedir à IA o que precisar por diversos meios novos.

Acredita-se que novos detalhes do projeto devam ser compartilhados durante a Google IO, evento mundial de lançamentos da marca, agendado para o dia 20 deste mês.

A grande atualização deve acontecer em junho e, segundo o Google, os fabricantes devem compartilhar em breve quais modelos serão compatíveis com a nova tecnologia.

Fonte: Redação Terra
TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações