Oferecimento

"Aquela porcaria de código torna o mundo um lugar pior"; é a opinião do criador do Linux sobre uma modificação na nova versão do kernel

Vamos combinar, ele tinha razão

13 ago 2025 - 12h21
(atualizado em 15/8/2025 às 09h27)
Foto: Xataka

Espera-se que a versão 6.17 do kernel Linux seja lançada em menos de um mês, o que significa que o prazo para os desenvolvedores enviarem seu código para inclusão (ou, em termos técnicos, fazer um pull request) para a nova versão do kernel já está encerrado.

Mas um deles, que enviou sua contribuição no último minuto, acabou ganhando certa fama na comunidade Linux após receber uma bronca pública do próprio criador do Linux.

Publicidade

Palmer Dabbelt, engenheiro da equipe Android do Google, contribuiu com um código específico para a arquitetura RISC-V que não só foi enviado no último momento, como também incluía modificações em cabeçalhos genéricos do kernel, os quais Linus Torvalds considerou contraproducentes.

O resultado foi uma resposta firme — no seu estilo característico, claro — na qual se recusou a integrar o código nessa versão.

Lembrando que, exatamente um mês antes, Torvalds protagonizou outra polêmica ao eliminar de uma vez 10 anos de trabalho no kernel relacionados a um componente (o sistema de arquivos Bcachefs).

Nesse caso, a gota d'água (porque o problema já vinha de antes) foi outro descumprimento de prazo: lançar um pull request com novas funcionalidades numa fase de desenvolvimento em que só deveriam ser feitas correções de problemas existentes.

Publicidade

O que aconteceu

O código em questão foi enviado na última sexta-feira, praticamente no fechamento da janela de integração, que terminou domingo, com o lançamento da primeira release candidate do Linux 6.17. Torvalds ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Enquanto as empresas de tecnologia se concentram em IA, a Apple tenta causar disrupção no mercado de computadores

O problema da Huawei contra a NVIDIA é que as próprias empresas de IA da China preferem continuar usando as GPUs da rival estadunidense

"Vire à esquerda para não ser assaltado": novo recurso do Waze vai te surpreender

Isso pode te ajudar muito no Windows 11 e você nem sabia

Publicidade

The Last of Us na vida real: jogador de PC volta para casa depois de um mês e encontra todo seu setup tomado por fungos

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se