Oferecimento

Europa começou a se tornar tecnologicamente e militarmente independente dos EUA: primeiro passo é substituir Starlink

Em segundo plano, uma corrida: quem controlará as futuras infraestruturas críticas de comunicação militar da Europa?

7 fev 2026 - 17h26
(atualizado em 8/2/2026 às 19h26)
Foto: Xataka

Durante décadas, a segurança europeia se baseou em infraestruturas críticas controladas pelos Estados Unidos, mas, com o retorno da guerra ao continente e as comunicações espaciais se tornando um recurso militar crucial, a Alemanha começa a perceber que não pode se dar ao luxo de depender de Elon Musk ou de Washington para algo tão básico quanto se comunicar e combater em caso de conflito.

"Starlink militar"

A Rheinmetall e a OHB estão em negociações preliminares para apresentar uma proposta conjunta para a criação de uma rede de comunicações via satélite em órbita baixa para a Bundeswehr (Forças Armadas Alemãs), um sistema que em Berlim já é abertamente descrito como uma "Starlink para o exército alemão".

Publicidade

A iniciativa visa capturar parte do ambicioso plano da Alemanha de investir 35 bilhões de euros em tecnologia espacial militar, com o objetivo de fornecer ao país uma infraestrutura segura e soberana, projetada especificamente para uso militar, reduzindo a dependência de serviços americanos como a Starlink, da SpaceX.

Soberania tecnológica

O contexto do projeto será um dos principais temas de 2026, sendo tanto estratégico quanto político, visto que a guerra na Ucrânia demonstrou o quanto as comunicações via satélite em órbita baixa podem ser decisivas quando as redes terrestres são destruídas ou degradadas.

Embora a Starlink (e sua versão militar, Starshield) tenha se tornado um ativo fundamental para Kiev, muitos países europeus estão receosos em basear capacidades críticas em ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Pensávamos que tudo havia passado com os novos caças: F-16 está no ar há 50 anos e continua vendendo como água

O Japão precisa de trabalhadores, mas está expulsando brasileiros: entenda a 'armadilha' financeira que transforma dívidas em deportação

Não é performance, é crime: estudante devora obra de arte produzida por inteligência artificial e acaba na cadeia

Steam Machine é adiada e Valve já avisa: vai ficar mais cara por causa da IA

Por que os gatos laranjas são tão caóticos? Ciência desvenda o mistério e a resposta está na genética

TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se