Algumas histórias são tão difíceis de acreditar que parecem até lenda urbana. A de Karl Bushby é exatamente assim. Em 1998, quase três décadas atrás, ele decidiu que atravessaria o mundo andando, um trajeto de 58.000 mil quilômetros, usando apenas o próprio corpo. Agora, depois de 27 anos em movimento, essa jornada está prestes a chegar ao fim.
Quem é Karl Bushby e de onde surgiu a ideia de atravessar o mundo andando?
Você provavelmente deve estar se perguntando como uma ideia ousada e arriscada como essa surge, e a resposta é que, às vezes, acaba surgindo espontaneamente. Karl Bushby tinha pouco mais de 20 anos quando decidiu que queria fazer algo extraordinário. Então, durante uma conversa com amigos, lançou o seguinte desafio: sair do extremo sul do Chile e voltar para casa, em Hull, no Reino Unido, caminhando, sem caronas ou atalhos. O que parecia uma aposta impossível de cumprir, acabou virando a Expedição Golias, um projeto pessoal de Karl marcado por regras rígidas e uma determinação fora do comum, que resistiu a várias adversidades, seja de gerações, governos, crises globais e até uma pandemia.
Desde então, ele cruzou continentes inteiros, enfrentou desertos, montanhas, gelo extremo e mares abertos. Caminhou pelas Américas, avançou pela Ásia, nadou centenas de quilômetros quando não havia caminho possível e chegou a encarar o Estreito de Bering entre blocos de gelo. Tudo isso sem jamais quebrar o princípio central da missão: só avançar com o próprio esforço físico.
Hoje, ...
Matérias relacionadas