Como limpar um fone de ouvido sem causar danos

Processo essencial para aumentar a longevidade do acessório, a limpeza do fone de ouvido é simples, mas requer cuidados para evitar danos

16 mai 2024 - 20h30
(atualizado às 22h30)

A limpeza dos fones de ouvido é um dos procedimentos essenciais para manter a vida útil do acessório. É natural que, com o uso, o aparelho acumule poeira e outros tipos de sujeira que exijam atenção. Mas considerando que estamos falando de um eletrônico, qual é a melhor forma de limpar o fone sem causar danos? O processo não apresenta segredos, bastando seguir alguns cuidados simples.

Foto: Snowing/Freepik / Canaltech

Não ter o hábito de limpar os fones não apenas pode ocasionar alergias e outros problemas de saúde, como ainda pode afetar a qualidade do som, impedir o carregamento e até levar ao mau funcionamento e dano completo.

Publicidade

Cuidados antes da limpeza

Antes de começar, é preciso ter em mente o que deve ser evitado. Em primeiro lugar, você não deve usar produtos de limpeza abrasivos, incluindo cloro, alvejante ou sabão composto. Nunca utilize água corrente e objetos pontiagudos e afiados, como agulhas, que podem acabar queimando ou perfurando peças mais sensíveis.

Além disso, ao utilizar panos umedecidos ou álcool, garanta que não há excesso de líquido, já que parte dele pode escorrer para o interior e gerar danos. Lembre-se de aguardar a secagem após a limpeza antes de voltar a usar o aparelho, e não utilize secadores ou aquecedores — deixe-o secar ao natural.

Como limpar o fone de ouvido?

Ainda que cada tipo de fone de ouvido conte com um processo diferente de higienização, todos são simples de serem efetuados. Começando pelos fones TWS, a primeira etapa é remover as ponteiras de borracha para higienizá-las.

Os fones TWS requerem cuidados não apenas nas cápsulas, como também nas ponteiras de borracha e no estojo de recarga (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Essa é uma das únicas partes que podem ser molhadas — a recomendação de diferentes fabricantes é lavá-la em água corrente, e reservá-las. Algumas empresas sugerem o uso de sabão neutro, mas é interessante conferir no manual ou no site da marca se há menção ao produto antes de usá-lo. Outra opção é utilizar um pano de microfibra umedecido com álcool (de preferência álcool isopropílico, ideal para eletrônicos) para remover a sujeira.

Publicidade

A etapa seguinte é lidar com as cápsulas, em que você pode usar uma haste flexível de algodão para retirar os detritos. Também é indicado o uso de um pano de microfibra levemente umedecido com água ou álcool, sempre tendo o cuidado de não deixar que líquido escorra para as partes internas do fone. Dê atenção especial às saídas de som, que costumam acumular mais sujeira por serem encaixadas com frequência diretamente nos ouvidos.

É preciso ainda limpar o estojo de carregamento, que pode acumular poeira e cera por ter contato com as cápsulas. O processo é similar, usando pano de microfibra umedecido com água ou álcool, mas tenha cautela com os terminais de recarga (os pequenos pinos dourados que carregam os fones).

Os cuidados com headphones são similares, mas é interessante verificar ainda o material das almofadas, para usar o método de limpeza correto para evitar desgaste (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Foto: Canaltech

Após higienizar todos os componentes, espere secar bem para evitar danos e então reinstale as ponteiras nas cápsulas, guardando-as em seguida no estojo para maior segurança.

Para os headphones, as etapas (e os cuidados) são parecidos. Você pode usar um pano seco ou uma escova de dentes para remover poeira e outros detritos, e então usar um pano umedecido com água e sabão neutro ou álcool para a higienização.

Publicidade

As almofadas que envolvem as orelhas podem exigir maior atenção em virtude do material que utilizam — algumas empresas dizem ser permitido apenas o uso de um pano seco. O ideal é verificar o que é recomendado no site da marca para evitar o desgaste do tecido. Assim como no caso dos modelos TWS, deixe o headphone secar bem antes de utilizá-lo novamente.

Preservando melhor o seu fone de ouvido

Para garantir que o seu acessório dure por mais tempo, você pode tomar certas medidas com frequência, começando pelo próprio hábito de limpá-los. Sempre os higienize após usá-los em cenários intensos, como a prática de exercícios físicos.

Evite colocar os fones em contato com líquidos, umidade e calor, e manuseie com cuidado o cabo, caso seu modelo utilize uma conexão por fio. Insira-o e remova-o apenas pela ponta para evitar danos, e não esqueça de higienizá-lo, passando um pano umedecido com água ou álcool por toda a extensão do fio.

Lembre-se de limpar o fone com frequência, especialmente após a prática de exercícios, para garantir maior durabilidade (Imagem: westend61/envato)
Foto: Canaltech

O armazenamento adequado é mais um ponto importante. Mantenha os headphones em um suporte dedicado ou na bolsa incluída na caixa, enquanto os TWS devem sempre ser guardados no estojo, tanto para impedir acidentes, quanto para garantir que você não perca as cápsulas.

Publicidade

Uma última dica curiosa apontada pelas próprias fabricantes é a de evitar usar os fones com volume máximo por longos períodos. Isso geraria muito estresse nos drivers e outros componentes, acelerando o desgaste. É recomendado ainda que você aumente o som aos poucos após ligá-los, para garantir uma transição suave entre os níveis de volume.

Trending no Canaltech:

É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações