Oferecimento

Coloquei o Gemini 3 Pro à prova, pensando que ele se sairia bem: gora está claro para mim que ChatGPT está em sérios apuros.

Sua capacidade multimodal surpreende até mesmo em tarefas abstratas; Principal mudança no Gemini 3 Pro é sua capacidade de compreensão - é muito difícil pegá-lo desprevenido.

17 jan 2026 - 14h13
(atualizado às 17h22)
Foto: Xataka
O texto a seguir é uma tradução da análise de Iván Linares, editor senior do Xataka Android

Com o lançamento do Gemini 3, do Google, à primeira vista, não há muitas mudanças. O Google mantém o mesmo design nos aplicativos Gemini, mas com uma mudança sutil: em vez de escolher entre Flash e Pro, a transição entre os modelos foi renomeada para Rápido (Gemini 2.5 Flash) e Raciocínio (Gemini 3 Pro). Para usar o novo modelo, é preciso selecionar o modo Raciocínio.

O seletor de ferramentas permanece idêntico aos seis disponíveis até o momento: Pesquisa Profunda, criação de vídeo com Veo, criação de imagem com Nano Banana, Canvas, Aprendizado Guiado e Deep Think. Uma opção adicional aparece se outras duas condições forem atendidas: que a conta seja Google AI Ultra e que o idioma inglês esteja selecionado. Eu atendo a ambas e pude comprovar isso.

Publicidade

Embora a estética, a interface e os seletores sejam mantidos, com exceção do toque na tela de seleção do modelo por operação, o restante permanece o mesmo. Pelos meus testes, o Gemini 3 Pro só aparece na web, tanto no computador quanto no celular.

Nenhuma mudança é perceptível... até você experimentar

Eis a evolução pela qual o Gemini 3 Pro vale a pena pagar: sua capacidade multimodal. É o primeiro modelo que me satisfez em qualquer solicitação, mesmo aquelas que exigiam uma compreensão mais abstrata da abordagem. Para mim, o Google mudou completamente as regras da IA em chatbots.

O Gemini 3 Pro é muito rápido, mesmo quando você precisa ...

Veja mais

Publicidade

Matérias relacionadas

Plano da Alemanha para salvar o carro elétrico na Europa pode ter efeito colateral inesperado e fortalecer a China

Nem drones, nem caças, nem soldados de elite: EUA entraram na Venezuela disfarçando tática do século XIX com tecnologia

Guerra na Ucrânia acaba de se encontrar com guerra na Venezuela: seus dois invasores estão se encarando de frente

Enquanto Trump sonha com a Groenlândia, tropas militares da Europa chegam à ilha para mostrar que ela já tem dono; o que deve acontecer?

Cliente compra PC potente com 4 placas gráficas e 96 GB de VRAM por US$ 16 mil; provavelmente tem mais memória de vídeo do que RAM instalada

TAGS
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações