URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Adiado lançamento de satélite europeu na Guiana Francesa

17 dez 2009 - 15h41
(atualizado às 15h45)

O lançamento do satélite militar Helios 2B, previsto inicialmente para o último dia 9 e depois para hoje, foi novamente adiado e, se possível, acontecerá amanhã na base espacial de Kuru, na Guiana Francesa.

O consórcio espacial europeu Arianespace confirmou o adiamento da missão, sem dar mais detalhes, apenas informando que a contagem regressiva foi paralisada minutos antes do momento do lançamento, previsto para 13h26 (14h26, Brasília).

"Buscaremos fazer uma nova tentativa amanhã", anunciou o presidente de Arianespace, Jean-Yves Le Gall. O primeiro adiamento foi por problemas técnicos detectados no foguete Ariane 5, que deverá pôr em órbita o novo satélite de observação militar.

Uma vez posto em órbita, o Helios 2B poderá observar qualquer ponto da Terra sincronizado com o Sol para garantir a mesma iluminação nas fotografias tiradas sobre um mesmo ponto e evitar assim a possível distorção de imagens.

As Forças Armadas poderão utilizar depois essas imagens para preparar missões e estudar possíveis ameaças, assim como para elaborar mapas de zonas pouco conhecidas, especialmente de países em conflito, ou para se preparar para catástrofes meteorológicas.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se