Um "haboob", tempestade de poeira formada por ventos convectivos de solos secos, foi registrado em Phoenix, EUA, deixando 55 mil sem energia e prejudicando transportes.
A cidade de Phoenix, no Arizona, nos Estados Unidos, foi afetada diretamente por um "haboob" durante esta segunda-feira, 25. A onda de poeira, que quase se assemelha a uma parede marrom, desceu em toda a região metropolitana e afetou o aeroporto da cidade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A tempestade de areia deixou cerca de 55 mil pessoas sem energia elétrica e impossibilitou viagens por terra e ar. Além disso, no Aeroporto Phoenix Sky Harbor, uma ponte de ligação foi destruída por rajadas de vento que registraram 112 km/h.
Mas afinal, o que é um haboob?
O Órgão Nacional de Meteorologia dos EUA diz que um "haboob" é uma tempestade de poeira que resulta dos ventos que saem de uma tempestade que se aproxima. Segundo o glossário da instituição, o nome haboob vem da palavra árabe habb, que significa "soprar".
Massive monsoon haboob rolls into Phoenix. #azwx #stormhour #duststorm #Weathernews pic.twitter.com/QFpi42PyDz
— Chris Frailey (@Chris_Frailey) August 26, 2025
No glossário, é descrito que o termo foi cunhado como uma descrição para tempestades de vento e tempestades de areia/poeira no centro e norte do Sudão, especialmente na área de Cartum, onde o número médio é de cerca de 24 por ano, com as ocorrências mais frequentes de maio a setembro.
"O termo agora é comumente usado para descrever qualquer tempestade de areia ou de poeira provocada pelo vento em regiões áridas ou semiáridas ao redor do mundo, e haboobs foram observados no Oriente Médio/Península Arábica, no Deserto do Saara, na Austrália central e nas regiões áridas do sudoeste da América do Norte, desde o Deserto de Sonora, no noroeste do México e Arizona, até as porções ocidentais das Grandes Planícies dos Estados Unidos", acrescenta o glossário.
Como se forma um haboob?
Para entender a origem dessa "parede de poeira", é importante saber das condições do solo da região, que é extremamente arenoso e seco.
Dust storm/haboob this evening at Phoenix… video from Jennifer Chance pic.twitter.com/PPjHEHMbu9
— James Spann (@spann) August 26, 2025
"Em regiões de solo arenoso ou extremamente seco, a passagem de sistemas meteorológicos convectivos favorece a formação de nuvens profundas Nessas condições, o aumento da velocidade dos ventos, especialmente associados à formação dessas nuvens, é suficiente para levantar e suspender partículas de poeira e areia do solo para a atmosfera e criar esse cenário visualmente denso e opaco, característico das tempestades de areia", explicou Márcio Bueno, meteorologista da Tempo OK ao Terra.