Além de uma cordilheira imponente, os Andes são também um dos grandes caldeirões da civilização. Em suas complexas redes de passagens, desenvolveram-se sociedades altamente organizadas, culturas como Caral, Chavín, Tiwanaku e Moche, que precederam o poderoso império Inca.
O mais impressionante é que, tanto tempo depois, ainda estamos descobrindo os segredos dessas civilizações. E acabamos de encontrar 76 estruturas de pedra que confirmam a sofisticação técnica desses povos.
Em um artigo publicado na revista Antiquity, o pesquisador Adrián Oyaneder, arqueólogo da Universidade de Exeter, detalha como, ao analisar imagens de satélite de alta resolução de uma área remota da bacia do rio Camarones, encontrou uma série de estruturas que se repetiam.
Usando imagens tanto do Sentinel-2 quanto do Google Earth, o arqueólogo examinou mais de 4.600 km² e encontrou 76 "chacus". "Minha reação ao ver o primeiro chacu foi verificá-lo duas ou até três vezes. Achei que fosse algo único, mas, à medida que avançava, percebi que eles estavam por toda parte em uma quantidade nunca antes registrada nos Andes", comentou.
Os "chacus"
"Chacu" é um termo que vem de práticas tradicionais incas. Essas estruturas, basicamente, são construções muito específicas. Suas características são:
- Formato de funil, composto por dois longos muros de pedra seca que convergem, formando um corredor que se estreita gradualmente;
- Dimensões de cerca de 150 metros de comprimento e um metro e meio de altura;
- Localizações ...
Matérias relacionadas