Um observatório da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, especializado em riscos para a Terra anunciou nesta sexta-feira, 25, que cinco asteroides passarão perto do nosso planeta até segunda-feira, 28. Eles, porém, não devem representrar nenhum grau de perigo.
São consideradas ameaças objetos em aproximação com mais de 150 metros de diâmetro ou que cheguem a 385 mil km. Não é o caso dos cinco asteroides.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O primeiro deles, o 2025 OF2, deve cruzar o espaço próximo à Terra nesta sexta mesmo. Ele tem 34 metros de comprimento. Pelos cálculos da Nasa, o objeto espacial passará a quase 500 mil km do planeta.
No sábado, a distância fica ainda maior em relação à nossa atmosfera. Os objetos, nomeados como 2025 OU1 e 2025 OX, passarão a 2,68 e 4,52 milhões de km da Terra, respectivamente. O maior deles, o OU1, tem 43 metros de comprimento enquanto o menor possui cerca de 30 metros.
2025 OW
Quase do tamanho do Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, com 67 metros, ele é o maior dos objetos que passarão próximos à Terra durante esses quatro dias.
Apesar do tamanho, ele não apresenta risco a nenhum país nem mesmo ao planeta e deve passar por aqui a 633 mil km de distância na segunda.
2018 BE5
Esse objeto espacial também chegará ao seu ponto mais próximo da Terra na segunda-feira, 28, e com seus 43 metros de comprimento, ele deve passar a 4,15 milhões de km de distância.
Os dados são coletados pelo painel Asteroid Watch da Nasa, que calcula a aproximação de cometas e asteroides em relação ao nosso Planeta. Eles categorizam cada um, medem tamanho, diâmetro, distância da Terra e definem um nome.