Aedes Egypti modificado pode combater a Dengue no Brasil

11 abr 2014 - 10h23
(atualizado às 10h26)

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio)  aprovou nesta quinta-feira a comercialização da linhagem  OX513A  do Aedes Egypti, um mosquito modificado que ajuda no combate à Dengue.

A tecnologia insere dois genes que, após a procriação destes mosquitos o filho não consegue chegar à fase adulta. Com essa modificação, o mosquito torna-se visível através de uma luz, isso ajuda no controle dos insetos, evitando a proliferação do inseto. 

Publicidade

Apesar dessa liberação, a organização vai fazer o controle para que o Aedes Albopictus não controle o nicho deixado pela supressão do Aedes Egypti.  “Toda tecnologia nova precisa de um acompanhamento constante”, explicou o representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação na CTNBio, Ruy Caldas,  declaração página oficial do ministério da Ciência e Tecnologia.

Um levantamento do ministério da Saúde apontou que 321 cidades estão em situação de risco e outras 725 com epidemia de Dengue.  Em 2013, cerca de 1,5 milhão de casos da doença foram registrados. Como não há uma vacina contra, essa é a medida mais eficaz para controlar a população deste mosquito e evitar que a contaminação. 

Fonte: Terra
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se