Em maio de 2005, uma entrevista com Bill Gates foi publicada no jornal Frankfurter Allgemeine Zeitung, que continua bastante interessante 20 anos depois. O título citava Gates com uma previsão: a trajetória de sucesso do iPod chegará ao fim.
Uma aposta que se concretizou, mas não em detrimento da Apple - muito pelo contrário. Em essência, Bill Gates também antecipou isso, embora não da forma como teria desejado.
Importante para situar cronologicamente: em 2005, o iPod ainda teria seus melhores anos pela frente, como mostram os dados de vendas segundo o site Statista.de. O iPhone ainda estava longe de ser lançado.
- Em 2005, foram vendidos 22,5 milhões de iPods. Entre 2007 e 2010, esse número mais que dobrou, ultrapassando 50 milhões de unidades por ano.
- O primeiro iPhone foi lançado em meados de 2007.
- Os esforços da Microsoft no setor de telefonia móvel acabaram fracassando com o já descontinuado Windows Mobile, enquanto a Apple continua colhendo enormes sucessos com o iPhone até hoje.
O que exatamente Bill Gates disse na época?
O ponto de partida da conversa da FAZ com Bill Gates era a baixa participação da Microsoft no mercado de celulares, que começava a se consolidar naquele momento.
Quando questionado sobre quando a Microsoft deixaria de operar no prejuízo, Gates não deu uma previsão exata - mas antecipou algo que hoje é padrão. um dispositivo no bolso capaz de fazer (quase) tudo:
Para mim, essa área [o mercado de telefonia móvel] é absolutamente ...Matérias relacionadas
Google conseguiu virar o jogo: muitos usuários de iOS agora duvidam que a Apple consiga alcançá-los
"Photoshop" do Gemini agora está disponível no Android: basta pedir para editar suas fotos
Lixeira do WhatsApp: como esvaziá-la mesmo que ela não exista
Motorola lança Edge 60 Fusion na cor do ano, Mocha Mousse