Carros voadores podem estar disponíveis em breve; conheça modelos

eVTOLs começam a sair do papel e prometem estar no céu das cidades em breve, segundo desenvolvedores

14 mar 2024 - 11h26
(atualizado em 21/3/2024 às 15h50)
O sistema abrange oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião, garantindo alto desempenho e segurança
O sistema abrange oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião, garantindo alto desempenho e segurança
Foto: Divulgação/Eve Air Mobility

Em Os Jetsons, desenho futurista dos anos 60, carros voadres levam seus donos para todos os cantos e causam até "engarrafamentos aéreos" nas cidades. A boa notícia — tirando a parte do trânsito — é que veículos assim podem estar próximos de se tornar realidade no Brasil e mundo. 

Falamos do desenvolvimento dos eVTOLs (Veículos Elétricos de Pouso e Decolagem Vertical), que começam a sair do papel e prometem estar no céu das cidades em breve, segundo seus desenvolvedores.

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A Embraer, gigante brasileira da aeronáutica, se prepara colocar veículos em operação a partir de 2026. Ela acumula de três mil encomendas já na fila, aguardando a aprovação regulatória da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), segundo informações do G1.

É helicóptero?

  • Não. O Helicóptero é um tipo de VTOL (veículo de pouso e decolagem vertical), mas, em geral,  são maiores, feitos para viagens mais longas, têm menos rotores (um principal e outro na cauda) e são movidos a querosene ou gasolina.
  • Os eVTOL, que combinam tecnologias de aeronaves e drones, são projetados para voos curtos e operam majoritariamente com energia elétrica, com mais rotores. 

O EVE-100, da Eve Air Mobility, empresa de mobilidade urbana da Embraer, será produzido em Taubaté (SP). Ele terá alcance máximo de 100 quilômetros e vai reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos, transportando até quatro passageiros e um piloto.

O sistema abrange oito rotores distribuídos em uma asa convencional dedicados para voo vertical e um motor para voar em cruzeiro como um avião. Possui zero emissão de CO2, e até 90% menos ruído do que um helicóptero comum. A aeronave é 100% elétrica.

Em entrevista ao Byte no final de 2023, um porta-voz da empresa afirmou que espera inserir o Brasil na briga com outros países pelo desenvolvimento do setor. 

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“Isso pode levar a um aumento na competitividade internacional do país nesse setor, contribuindo diretamente para a diversificação da economia, geração de empregos e inclusão social”

Como os carros autônomos "aprendem" a dirigir? Como os carros autônomos "aprendem" a dirigir?

Globalmente, o setor tem visto um aumento expressivo em investimentos e parcerias.

O EHang 216-S, veículo da fabricante chinesa EHang, que já começou a operar táxis voadores na China, foi apresentado no Brasil em dezembro, durante evento para investidores.

O eVtol transporta até duas pessoas e bagagem de mão, com uma carga útil total de 220 kg em um alcance de 30 km. Opera com 12 baterias independentes e 16 motores e é conduzido automaticamente de forma remota. Ou seja, não há piloto no comando do carro voador.

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Os táxis aéreos EH216-S da Ehang são aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) que podem transportar até dois passageiros
Foto: Ehang

Na Europa, a startup alemã de táxi aéreo urbano Volocopter pretende lançar seu eVTOL de dois lugares, o VoloCity, até 2024. Com isso, Paris poder se tornar a primeira cidade da Europa a usar este serviço para transportar pessoas.

A cidade de Nova York também realiza destes desde o final do ano passado.

Fonte: Redação Byte
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