Brasileiro cria canal global colaborativo para apresentações de músicos de rua

26 ago 2015 - 06h38

Há dois anos, durante uma viagem à capital da Ucrânia, Kiev, o jornalista gaúcho Daniel Bacchieri ficou encantado com o som de um instrumento que nunca tinha ouvido. Era uma abandura, uma espécie de violão com 55 cordas tradicional do país. Quem a tocava era um músico de rua.

Projeto teve início após viagem à Ucrânia
Projeto teve início após viagem à Ucrânia
Foto: (StreetMusicMap)

Bacchieri gravou a cena por meio da então recém-lançada função vídeo do aplicativo Instragram. Quando voltou ao Brasil, teve uma ideia: criar um canal que reunisse registros amadores de apresentações musicais de rua do mundo todo.

Publicidade

Foi assim que, semanas depois, nasceu o StreetMusicMap. Inicialmente, Bacchieri conta que usava sua própria conta no Instagram para divulgar o conteúdo. Com o boca a boca ─ e a ajuda primordial da internet, tornou-se um mapa colaborativo, em que os usuários registram em vídeo as performances e situam geograficamente onde elas ocorreram.

"Inicialmente, o canal só tinha vídeos de músicos de rua que eu havia filmado. Mas logo se tornou colaborativo porque amigos de amigos também começaram a enviar vídeos que haviam captado em diferentes cidades do mundo", explica.

"Comecei a me interessar a mapear os músicos de rua do mundo inteiro a partir Instagram".

"E sendo colaborativo há uma abertura para as pessoas enviarem vídeos. Sempre peço que seja identificado o local. O grande barato é geolocalizar essas apresentações", diz.

Publicidade

Cabe a Bacchieri filtrar quais vídeos serão exibidos no site () e nas redes sociais (Instagram e Facebook) ligadas ao canal. Atualmente, segundo ele, são mais de 800 registros ─ feitos por mais de 600 colaboradores de 80 países diferentes.

"O lado bacana da plataforma é que nessa vida maluca que a gente vive, os 15 segundos do vídeo são suficientes para prender a atenção da pessoa e provocar interesse dela clicar em outros vídeos de 15 segundos de músicos".

"Cada vez mais com a tecnologia, o palco pode ser em qualquer lugar e a audiência pode estar em qualquer lugar", finaliza.

Visibilidade

Segundo Bacchieri, a divulgação dos vídeos dá maior visibilidade aos músicos de rua, aproximando-os do público e das gravadoras.

"Um dos objetivos principais do projeto é servir de ponte entre os músicos, os produtores musicais e os fãs. É facilitar essa triangulação, oxigenando a curadoria dos festivais e ampliando a possibilidade de monetização desses artistas".

Publicidade

"O trabalho segue sendo uma aposta. Mas cada segundo que tenho livre invisto intelectualmente no StreetMusicMap".

"O primeiro passo foi criar uma conta no Instagram; o segundo, geolocalizar esses músicos e o terceiro é criar um site que tenha os vídeos e a localização desses artistas", acrescenta.

Bacchieri credita à popularização da tecnologia a evolução do projeto.

"Mesmo em países onde nós acreditamos que a tecnologia pode estar um pouco distante, a popularização do smartphone é a grande parceira do nosso trabalho, porque a captação é feita quase que 100% por meio desse dispositivo".

"Nos lugares mais distantes do mundo, é possível essa conexão, essa captação e esse compartilhamento de informação".

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se