AO VIVO
Entenda o que pode mudar com a morte do presidente do Irã no Terra Agora

BMW i4 M50 x Porsche Taycan Turbo S: qual é o melhor elétrico?

BMW i4 M50 ou Porsche Taycan Turbo S: qual, entre esses dois esportivos elétricos, será o melhor? Confira o comparativo do Canaltech e veja quem venceu o duelo

13 mai 2024 - 16h00
(atualizado às 21h24)

BMW e Porsche são duas das principais marcas de carros do mundo e, apesar da rivalidade histórica, elas têm muitos pontos em comum além, obviamente, da origem alemã.

Foto: Ivo Meneghel Jr. e Paulo Amaral/Canaltech / Canaltech

Ambas são consideradas do segmento premium, têm em seus portfólios modelos clássicos, esportivos, híbridos e 100% elétricos. E é sobre dois desses carros "verdes" que falaremos nesse comparativo.

Publicidade

Colocaremos lado a lado o BMW i4 M50, primeiro modelo desenvolvido pela divisão Motorsport da marca, e o Taycan Turbo S, variante topo de linha da família elétrica Porsche, para descobrir qual é o melhor esportivo elétrico.

O comparativo será dividido em 5 "rounds": design, desempenho, dirigibilidade, eficiência e tecnologia. Para cada um deles, serão atribuídos pontos: 3 para o vencedor, 2 para o perdedor e 1 para cada competidor no caso de empate.

Quem será que vence a disputa do melhor esportivo elétrico? Façam suas apostas (Imagens: Paulo Amaral e Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Ao final de todos os "rounds" da disputa, os pontos de cada item serão somados para decretar, sob a visão do Canaltech, qual o melhor esportivo elétrico.

Vamos lá?

Publicidade

5. Design

O primeiro quesito da disputa entre o BMW i4 M50 e o Porsche Taycan Turbo S para definir qual o melhor esportivo elétrico é o design. Afinal, em carros com preços acima de meio milhão de reais, beleza é fundamental. E ambos têm isso de sobra.

Round sobre o design terminou empatado, pois tanto BMW quanto Porsche são lindos (Imagens: Paulo Amaral e Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

Tanto o Taycan quanto o i4, cada um ao seu estilo, chamam a atenção. Ambos carregam o DNA de suas respectivas marcas e não deixam dúvidas, já no primeiro olhar, a qual "família" pertencem. Como gosto não se discute, ainda mais nesse caso, o round terminará empatado: 1 ponto para cada competidor.

4. Desempenho

Desempenho é o ponto-chave no duelo entre BMW i4 M50 e Porsche Taycan Turbo S. Ambos entregam ao condutor uma experiência que é praticamente impossível descrever em poucas palavras, e só quem já sentiu a "alma sair do corpo" ao acelerar carros elétricos potentes sabe do que estou falando.

Contra números, não há argumentos. Por isso, Porsche Taycan leva a vitória no quesito desempenho (Imagens: Ivo Meneghel Jr. e Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

Para não ser injusto no comparativo, vamos deixar as sensações de lado e definir o vencedor do round puramente pelos números oficiais de cada montadora, ok? Pelo lado do Taycan Turbo S, a marca informa que os 2 motores elétricos entregam, somados, 761 cv e impressionantes 107,1 kgf/m de torque.

Publicidade

O BMW i4 M50, por sua vez, também tem dupla motorização, mas que gera "apenas" 544 cv e 81 kgf/m de torque. Contra os números, não há argumentos: vitória do Taycan Turbo S, que leva 3 pontos ante 2 do BMW.

3. Dirigibilidade

Agora sim, mais do que os números, "entra em campo" a sensação que tive, representando o Canaltech, ao volante do Porsche Taycan Turbo S e do BMW i4 M50 para definir qual dos dois é o melhor esportivo elétrico. E, confesso, é difícil definir qual apresenta a melhor dirigibilidade.

Por ser mais potente e ter mais torque, o Taycan Turbo S leva vantagem nas saídas e retomadas, mas, de uma maneira geral, a tocada de ambos é igualmente prazerosa. No caso do Porsche, a ferocidade é deixada em segundo plano quando o modo Range é selecionado, e a "fera" de quase 800 cv se torna um carro "comum".

O i4 M50, por sua vez, também se mostrou seguro e confortável tanto para uso urbano quanto em rodovias, muito por conta de tudo o que é entregue pela suspensão adaptativa a ar, desenvolvida pela BMW para esse modelo. Por isso, o mais justo é decretar empate e dar um ponto para cada um.

Publicidade
Dirigibilidade de ambos os esportivos elétricos é excelente, portanto, o empate é justo (Imagens: Paulo Amaral e Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

2. Eficiência

O penúltimo entre os 5 quesitos para definir qual o melhor carro esportivo elétrico diz respeito à eficiência. Por isso, mais uma vez, os números oficiais entrarão no jogo, mas não "definirão o placar", já que a experiência do piloto, nesse caso, a minha, tem papel fundamental na decisão.

Os números indicam que o Taycan roda 278 km por ciclo (PBEV), graças às baterias de 93,4 kWh. Na prática, porém, o consumo foi bem maior, principalmente após os testes com controle de largada. Já o BMW i4, apesar da menor capacidade da bateria (80,7 kWh), entrega números bem próximos aos 335 km oficiais. Portanto, tanto pela versão oficial quanto pela experiência, 3 pontos para o i4 e 2 para o Taycan nesse quesito.

Taycan Turbo S roda menos do que diz o Inmetro, principalmente se o motorista "pesar" o pé (Imagem: Ivo Meneghel Jr./Canaltech)
Foto: Canaltech

1. Tecnologias

Chegamos ao round final — e decisivo — para definir quem é o melhor esportivo elétrico. E ele abordará um ponto que, em carros elétricos, é tão importante quanto desempenho e eficiência: a tecnologia embarcada. Novamente, tanto Porsche Taycan Turbo S quanto BMW i4 M50 deram um show.

O Taycan Turbo S tem no conjunto de telas (4, no total), e na infinidade de ajustes que podem ser feitos com mínimos toques na central (inclusive altura do chassi). O ronco "falso" do motor, uma das tecnologias que mais chamaram a atenção no BMW i4 M50, também faz parte do pacote oferecido no Taycan e, diante desse cenário, o Turbo S fecha o quesito na frente, com 3 pontos ante 2 do BMW.

Publicidade
Pacotes tecnológicos de ambos os esportivos elétricos são bem recheados, mas o do Porsche é levemente superior (Imagens: Ivo Meneghel Jr. e Paulo Amaral/Canaltech)
Foto: Canaltech

BMW i4 M50 ou Taycan Turbo S: qual é o melhor?

Depois de 5 rounds bastante disputados, chegou a hora de somar os pontos e decretar, sob a ótica do Canaltech, qual esportivo elétrico é melhor: BMW i4 M50 ou Porsche Taycan Turbo S.

Apesar de ambos terem se mostrado excepcionais, o placar final apontou vitória para o Porsche Taycan Turbo S, que somou 10 pontos contra 9 do BMW i4 M50. A decisão final, porém, é sua, canaltecher e, para isso, nada melhor do que saber os preços, não é mesmo? Então, vamos lá.

Em maio de 2024, os preços dos esportivos elétricos utilizados para esse comparativo são os seguintes:

  • BMW i4 M50: a partir de R$ 636.950,00
  • Porsche Taycan Turbo S: a partir de R$ 1.155.000,00

Vale pontuar que, no caso do Porsche, há outras variantes mais em conta. A de entrada, com menos recursos e menos potência que a Turbo S, por exemplo, parte de R$ 660 mil, preço mais compatível com o modelo da BMW.

Trending no Canaltech:

Publicidade
É fã de ciência e tecnologia? Acompanhe as notícias do Byte!
Ativar notificações