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Barra de endereços do Chrome vai usar IA para melhorar sugestões

Google Chrome adotou sistema de aprendizado de máquina para melhorar as sugestões de resultados na barra de endereços do navegador

30 abr 2024 - 12h27
(atualizado às 15h24)

A equipe de desenvolvedores do Google Chrome anunciou que vai usar IA — mais especificamente aprendizado de máquina — para melhorar as sugestões da barra de endereço do navegador. A mudança começou a valer na versão 124 do app para computadores, já disponível para download, e promete adaptar os resultados para cada usuário.

Foto: Nathana Rebouças/Unsplash / Canaltech

O que muda

O projeto foi detalhado pelo engenheiro de software do Chrome Justin Donnelly, em post no blog do Chromium. De acordo com o autor, o principal problema da barra de endereços (também conhecida como omnibox) era o fato de ser inflexível: as sugestões eram úteis, mas o sistema não conseguia se adaptar a novos cenários.

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Vale lembrar que o navegador usa um sistema de pontuação para elencar as melhores sugestões de resultados, que vão desde termos buscados, URLs acessadas recentemente e páginas salvas na aba de favoritos — os links que estão no topo do ranking têm mais chances de aparecer na busca. 

A solução foi usar um sistema de aprendizado de máquina para analisar todos os dados e identificar novas formas de personalizar os resultados. A grande dificuldade, por outro lado, era fazer alterações num recurso de grande escala e substituir o mecanismo usado por todos os usuários do Chrome diariamente. 

Google Chrome vai usar algoritmo de machine learning para melhorar sugestões na barra de endereços (Imagem: Divulgação/Chromium Blog)
Foto: Canaltech

Uma das primeiras descobertas do novo modelo de aprendizado de máquina envolveu as recomendações sobre tempo de uso: o algoritmo descobriu que a pontuação de uma URL no sistema diminuía quando o usuário passava apenas alguns segundos naquela página e já abria a barra de endereços para procurar outro link. Isso foi interpretado como um sinal de que aquele site não trazia o resultado esperado pela pessoa e, consequentemente, o navegador reduzia a chance de recomendá-lo de novo.

A expectativa é de que a nova tecnologia do Chrome ofereça resultados ainda mais precisos em diferentes contextos. Donnell explica que a iniciativa pode melhorar a experiência do usuário ao "incorporar novos sinais, como diferenciar a hora do dia para aumentar a relevância [dos resultados]".

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Disponibilidade

As mudanças na barra de endereços começaram a ser aplicadas na versão 124 do Chrome para desktop, lançada na primeira quinzena de abril para Chrome OS, Linux, macOS e Windows. É provável que o recurso seja distribuído aos poucos para todos os dispositivos e ainda passe por mudanças no futuro.

A novidade também representa mais uma forma de usar IA no navegador, pois o aprendizado de máquina faz parte do campo da inteligência artificial. Apesar de não chamar tanta atenção quanto um gerador de textos ou uma integração com o chatbot do Gemini, que já estão em desenvolvimento para o Chrome, o novo sistema é uma forma de tornar o aplicativo mais inteligente e personalizável. 

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