A SpaceX abortou o oitavo lançamento da Starship faltando meio minuto para a decolagem. Mesmo sendo um foguete em testes, esse tipo de cancelamento de última hora só aconteceu uma vez.
Uma sequência de dois anos
A última vez que a SpaceX abortou o lançamento de uma Starship carregada com propelentes foi em abril de 2023. Uma válvula congelada no Booster 7 frustrou a primeira tentativa de lançamento do foguete.
Quase dois anos se passaram e agora tanto o Booster 15 quanto o Starship 34 apresentaram problemas. A empresa interrompeu a contagem regressiva para a decolagem do Voo 8 enquanto verificava os dois estágios do foguete. Por um instante, o relógio voltou a funcionar e parecia que a SpaceX havia resolvido todos os contratempos, mas segundos depois acabou abortando o processo.
"Muitas incógnitas."
Como de costume, Elon Musk foi o primeiro a oferecer detalhes sobre o que estava acontecendo nos bastidores. "Muitas interrogações em torno deste voo", escreveu ele. "Estávamos 20 bar abaixo do nível de pressão necessário."
Musk mencionou a "pressão inicial de rotação no solo", que é a pressão necessária no gás injetado nos motores para que a turbina das turbobombas gire rápido o suficiente para gerar uma combustão completa e entrar em ignição.
Próxima tentativa
"A equipe da Starship está determinando a próxima melhor oportunidade disponível para voar", publicou a SpaceX após o lançamento interrompido. Ambos os estágios do foguete precisarão ser desmontados e examinados, ...
Matérias relacionadas